Brumado: Polícia Civil comemora alto índice de resolutividade nos crimes contra a vida

O coordenador da 20ª Coorpin, delegado Leonardo Rabelo comemora os números altamente positivos na elucidação de crimes contra a vida (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Enquanto a média geral no Brasil é de 8% de elucidação nos crimes contra a vida, na circunscrição da 20ª Coorpin que compreende 21 municípios da microrregião, com sede em Brumado, o alto índice obtido no ano de 2018 até o mês de julho é digno da “Scotland Yard”, pois chega quase ao absoluto, tendo 83% de resolutividade. Os números foram divulgados pelo coordenador do órgão, Dr. Leonardo Rabelo, que ainda informou que no ano de 2017, foram 42%, ou seja, seguindo a tendência deste ano, a elucidação poderá dobrar, o que significa que em cada 10 crimes desse gênero, 8 são ou serão solucionados.

Júlio César Andrade tinha 26 anos. Ele foi vítima fatal do latrocínio ocorrido na comunidade de Samambaia (Fotocomposição: 97NEWS Conteúdo)

Outro fator relevante é a rapidez na solução de alguns crimes como o recente latrocínio de Samambaia, zona rural de Brumado, onde o autor do crime, num trabalho conjunto com a Polícia Civil de São Paulo, em poucos dias, foi preso. A vítima Júlio César Andrade, de 26 anos, que foi alvejado nas costas, acabou não resistindo e indo a óbido após uma cirurgia de mais de 6 horas de duração. Outro homicídio que chocou a região foi do comerciante "Moquinha" em Barra da Estiva, onde a PC por meio de suas equipes, conseguiu prender o trio suspeito de ter sido o autor do referido crime. Em Barra da Estiva aconteceram 7 homicídios neste ano de 2018, todos elucidados pela 20ª Coorpin. 

A morte do pequeno Kauã foi uma das poucas que ainda não foi solucionada pela 20ª Coorpin (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Mesmo diante de números tão positivos, o Caso Kauã, ainda continua sendo o “Calcanhar de Aquiles” da coordenadoria, pois passados mais de um ano e meio do fato, não se chegou aos autores de um dos crimes mais brutais que chocou Brumado. Rabelo ainda destacou que o contingente ainda está longe do ideal para cobrir com mais efetividade toda a circunscrição, mas existiram melhoras na parte bélica, na informatização, ainda mais agora com o CICOM e também na vinda de novos investigadores, o que corroborou para os ótimos resultados obtidos.