Brumado e o dilema infindável dos cães errantes

A situação dos cães errantes se agravou em Brumado devido ao 'jogo de empurra' entre as instituições (Foto: 97NEWS)

A questão envolvendo os cães errantes em Brumado se tornou um dilema infindável, um “jogo de empurra” entre as instituições que, ao invés de enfrentar o problema, resolveram se apequenar, o que fez a situação se agigantar ao ponto de os animais começarem até a atacar a população. A saga canina ficou ainda mais errante, já que municípios da região resolveram trazer os seus animais para Brumado, despejando-os como se fossem “sacos de batata” sem os mínimos cuidados, configurando um crime de maus-tratos que merecia uma punição à altura, mas, por falta de provas e equipes para dar o flagrante, essas ações continuam acontecendo. Com o aumento assustador dos cães errantes em toda a cidade, outra preocupação são os acidentes, principalmente com motociclistas, que são provocados por eles, inclusive nas rodovias que cortam o município. Recentemente a equipe do 97NEWS registrou até um ataque de cachorros à uma criança no dia 05 de abril próximo a Câmara de Vereadores, o qual deixou a mãe desesperada.. Neste contexto, tem que ser ressaltado o trabalho heroico da ONG AUAU, que, mesmo com os parcos recursos, vem agindo para que a situação não saia do controle. O grupo de defensores que compõem a organização vêm tendo ações sobre-humanas para tentar conter o crescimento dos cães, fazendo sistemáticas castrações, mas ainda é muito pouco diante do grande número de animais que invadem a cidade, os quais têm fome, sede e necessidades de afeto. Outra ação importante são as feiras de doações, mas que ainda enfrentam as barreiras, já que a cultura da adoção ainda está longe do desejado.

Matilhas de cães errantes são muito comuns na cidade, sendo a região do Poder Legislativo uma das preferidas (Fotos: 97NEWS Conteúdo)

Uma integrante da ONG AUAU, enviou uma nota à nossa redação, na qual ela relata com detalhes toda essa situação, onfira abaixo:

Meu nome é Lorena Souza e faço parte da ONG AUAU de Brumado e vou explanar sobre os desafios do aumento de casos de abandono de animais que vêm ocorrendo em larga escala no município de Brumado como, por exemplo, cães, gatos e cavalos.

Um exemplo deste ato é um cão que foi abandonado no Bairro Olhos d'Água, o qual permanece implorando para entrar em sua possível residência, porém os proprietários não permitem.

A ONG precisa muito da ajuda da comunidade para a obtenção de novos tutores a estes animais, pois só assim conseguiremos reduzir aos poucos a quantidade exacerbada de cães que permanecem perambulando nas vias públicas.

A ONG está completamente lotada, portanto, caso alguém tenha vontade de adotar um cão, bem como realizar doações de ração, remédios de uso veterinário ou cobertores velhos, entrar em contato comigo, pelo telefone (77) 98123-2802 ou mesmo pela página da ONG no Facebook.

As defensoras da AUAU vem fazendo esforços sobre-humanos na busca de minimizar a situação (Fotos: 97NEWS Conteúdo)