Segurança: Depois de muitas tentativas, Brumado finalmente terá o tão necessário videomonitoramento

Na reunião realizada nesta quarta-feira (11) ficou concretizado o início do videomonitoramento na cidade de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A sensação de insegurança ainda é uma realidade em várias cidades da região, mas, buscando reverter essa situação, as autoridades vêm buscando mecanismos que, aliados as evoluções tecnológicas, possam ter a resolutividade desejada no combate à criminalidade. Nesse processo, após o término da construção do SICOM e, provável inauguração ainda nesse primeiro semestre, maximizou-se o ambiente para a ampliação de todo o sistema que envolve a segurança do município. Inúmeras reuniões já foram realizadas nesse sentido pela direção do Centro que está a cargo da Capitã Leila Santos com órgãos que fazem parte do complexo como SMTT, SAMU, GCM, além das Companhias de polícia como 20ª Coorpin, 34ª CIPM e DPT para viabilizar a formação de parcerias entre as organizações para criar um sistema eficaz na área de segurança pública do município. Também indo no âmago da questão, o Conselho de Segurança Municipal de Brumado (CONSEG), aprovou na noite dessa última quarta-feira (11), por unanimidade, a contratação de uma empresa para ser a responsável pelo videomonitoramento na cidade. 

A princípio serão instaladas 8 câmeras na cidade (Foto: 97NEWS Conteúdo)

Desde de 2013 que o grupo responsável pela segurança na cidade vem trabalhando para implantar o videomonitoramento, mas somente agora ele está sendo viabilizado, o que continua comprovando que as coisas em Brumado ainda demoram muito para acontecer. Agora, em 2018, o projeto virou realidade, com apoio do Ministério Público e do ex-comandante da 34ªCIPM, Major Jocevã Oliveira, que ajudou a criar o CONSEG. De lá para cá o Conselho foi amadurecendo e realizou inúmeras palestras com Célio Barbosa, presidente da entidade em Vitória da Conquista. Informações obtidas pelo 97NEWS dão conta que o sistema, de início, terá instaladas 8 câmeras em pontos estratégicos da cidade. A primeira verba destinada ao CONSEG veio através do repasse de verba junto ao Conselho de Segurança do Estado, com apoio do juiz Genivaldo Alves Guimarães, um entusiasta do conselho, que também vem contribuindo de forma muito proativa para que os tão necessários avanços e conquistas sejam obtidos. A expectativa é que os aparelhos entre em operação em até 30 dias.