Brumado: Membros do Candomblé se destacam durante a Conferência Pública sobre o Orçamento Participativo

Os membros do Candomblé juntamente com os representantes da Defensoria Pública Estadual (Foto: 97NEWS)

Com o intuito de ouvir o cidadão baiano sobre as demandas sociais mais urgentes, a Defensoria vem realizando uma séria de ações nesse sentido. Uma delas é a relização de conferências, as quais vêm tendo um resultado muito produtivo. Na última quinta-feira (23) foi realizada em Brumado, no Fórum Duarte Moniz, uma dessas conferências a conferência a qual teve como temática o Orçamento Participativo, que é um instrumento importante e democrático construído de forma coletiva entre a Defensoria e a sociedade. Desde 2015, a Defensoria Pública vem realizando as Conferências Públicas do Orçamento Participativo, onde, cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares pode opinar, em um questionário, sobre quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Defensoria no ano seguinte. 

A participação foi muito ativa durante todo a conferência (Foto: 97NEWS)

Para seleção o documento traz temas importantes na ampliação à garantia de direitos à população: intensificação na área de educação em direitos; atuação no sistema de proteção da dignidade das pessoas envolvidas na relação familiar; fortalecimento da oferta de serviços ligados a grupos vulneráveis; atuação em sistemas de proteção como os das mulheres em situação de violência, das crianças e adolescentes e dos idosos. 

O babalorixá Dionata de Xangô destacou a importância do evento para a construção de uma sociedade mais justa (Foto: 97NEWS)

Em Brumado o destaque do evento foi a grande participação de membros do Candomblé, que tem no babalorixá “Dionata de Xangô” o seu principal expoente. Muito ativos, eles participaram com muito empenho e relataram inúmeras urgências na área social de Brumado. Em contato com “Dionata de Xangô”, que, inclusive, foi recentemente empossado como operador suplente do Grupo Operativo Estadual da Defensoria Pública da Bahia, o qual relatou que “o Candomblé tem um braço social muito forte, então temos muito que contribuir para a construção de um orçamento que venha contemplar as camadas mais vulneráveis de nossa sociedade”.