Apagão: Comércio de Brumado é obrigado a fechar as portas mais cedo e amarga prejuízo; população ficou indignada

O comércio teve que fechar as portas mais cedo, amargando um prejuízo causado pelo apagão (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Diante de um mundo cada vez mais tecnológico, a energia tem um papel vital, sendo que, é apontada como um dos principais vetores do desenvolvimento. Diante disso um país que busca entrar para o grupo de países desenvolvidos tem que possuir uma matriz energética muito robusta, que esteja sempre se expandindo, mas, essa, infelizmente, não é a situação do Brasil, que vem adotando vários modelos de bandeiras tarifárias, para que o povo, ao invés de consumir mais, venha a economizar a energia, o que é um forte indício de que o setor “não vai lá muito bem das pernas”. Esta quarta-feira, 21 de março, foi emblemática nesse sentido, pois um apagão de grande dimensão deixou 13 estados da federação completamente às escuras, causando prejuízos incalculáveis. O apagão que atingiu todo o Nordeste do Brasil teve duração de quase seis horas, começando por volta das 15h40 da tarde e retornando no meio da noite, por volta das 21h, causando grande prejuízo para a economia e transtornos no trânsito, além do medo da violência, já que a escuridão é um “prato cheio” para a criminalidade

As ruas ficaram desertas pouco antes das 18h por medo da ação criminosa (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O comércio, um dos principais pilares da economia local, foi obrigado a fechar as portas antes das 17h, quando as notícias das redes sociais davam conta de apontava que um forte um apagão atingiu metade do país. Muitos celulares ficaram sem comunicação e as operadoras de internet também não funcionaram. Na cidade apenas um posto de combustíveis funcionou graças a um gerador, o que gerou filas imensas. Com a falta de energia, muitos serviços foram paralisados, inclusive quem estava em supermercados ou outras atividades, já que o sistema de cartões estava fora do ar, o que causou muitos prejuízos aos comerciantes, além do fato do risco da perda de produtos que dependem da refrigeração.  Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. A população brumadense, ao ver a noite chegando não escondeu a sua indignação, “botando a boca no trombone” contra os políticos. Frases como “roubaram o país e deixaram a gente na escuridão”, “que país é esse, é o país das trevas?” ou ainda “o apagão foi culpa do vampirão” ecoaram pela cidade. A indignação só terminou quando a energia voltou, o que causou muita alegria, inclusive com os “gritos da galera”, como se tivesse sido um gol da seleção. No final a ONS, emitiu uma nota alegando que as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalharam ao máximo para a recomposição dos sistemas, o que não convenceu.

Somente um posto funcionou na cidade devido a um gerador, o que causou muitas filas e irritação (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)