Rui Costa diz que Policlínica Regional de Brumado dependerá apenas dos prefeitos da região

O governador Rui Costa fez questão de afirmar que somente com a união dos prefeitos que a Policlínica Regional de Saúde virá para Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Em seu pronunciamento final na visita a Brumado nesta quinta-feira (21), o governador Rui Costa, aproveitou a oportunidade para falar sobre a possibilidade da implantação da tão aguardada Policlínica Regional de Especialidades, a qual também deverá atender os 21 municípios pactuados. Após ter inaugurado a terceira unidade em Guanambi, nesta sexta-feira (22), Rui irá inaugurar a quarta unidade em Jequié, e no primeiro semestre, do ano que vem serão entregues mais seis, totalizando dez unidades na Bahia. "Estamos buscando chegar a um entendimento entre prefeitos de municípios da região" relatou Costa. No fim do evento, em uma reunião à portas fechadas, realizada no Auditório da Prefeitura, com os 21 prefeitos da região, foram citados critérios básicos para a implantação da Policlínica, que terá a obrigatoriedade do rito de um consórcio entre os municípios, que somaria algo em torno de 500 mil habitantes. A formalização desse consórcio e, consequentemente, a construção e funcionamento dessa grande obra em Brumado, que por ter melhor localização e por já ser referência regional na área de saúde, agora muito mais forte com os novos leitos das UTIs, poderá ter o fim da angústia de milhares de pacientes e seus familiares, que viajam até 600 km em busca de tratamentos de média e alta complexidade. 

A reunião foi tensa e os prefeitos dos municípios de Livramento e Paramirim continuaram contrários a instalação em Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Se instalada, a Policlínica contará com especialidades, equipamentos de ponta, como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama e vários outros exames. Segundo informações passadas ao 97NEWS por fontes seguras, na reunião com os gestores, a proposta é que o Estado seja o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das unidades, além de financiar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão dividir o custo restante. Mas a decisão, que já teria virado um desafio para o governador Rui Costa, foi adiado mais uma vez, uma vez que os prefeitos dos municípios de Paramirim e Livramento de Nossa Senhora, confirmaram as previsões e não aceitaram a instalação do investimento estimado em R$ 12 milhões em Brumado. O questionamento feito pelos dois gestores, são de que, tanto Livramento, como Paramirim estão mais centrados em relação aos outros municípios que irão participar do consórcio. 

O prefeito Eduardo Vasconcelos ao lado do vice-prefeito Édio Pereira, muito confiantes na vinda da Policlínica para Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O questionamento se centralizou que, com o rateio dos 60% entre os municípios para a manutenção da unidade, não vai diminuir os custos com a logística dos mesmos e isso não garante a redução nos custos com o atendimento médico à população. O que se percebeu na reunião, além do entusiasmo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, que está na briga para fazer de Brumado uma referência na saúde regional, foi que, com o sinal vermelho dos dois municípios, o Governador Rui Costa marcou para janeiro de 2018 a próxima reunião para definir de vez o impasse. "Só depende da união dos prefeitos, para tornar realidade esse sonho, fortalecer as instâncias locais e regionais com o processo de descentralização, formando vínculos de cooperação e de gestão compartilhada na área em que a população mais clama e necessita" ressaltou o prefeito brumadense.

O impasse pode fazer com que Brumado perca a Policlínica (Foto: 97NEWS Conteúdo)