Quase 16 mil eleitores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras poderão ter títulos cancelados após fim de prazo para biometria

Foto: Luciano Santos l 97News

O mais de quase 16 mil eleitores de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras poderão ter os títulos cancelados, porque não fizeram o cadastramento biométrico, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). Conforme o órgão, o prazo para que os moradores das cidades podem fazer o procedimento se encerra no dia 31 de janeiro de 2018. No total, 15.880 eleitores ainda não fizeram o cadastramento, segundo o TRE. Ainda de acordo com o Tribunal, juntas, as três cidades somam 49.637 eleitores. Desse total, foram biometrizadas 33.757 pessoas, o que representa 68,01% do eleitorado, ou seja, cerca de quase 16 mil títulos serão cancelados nas três cidades, se a biometria não for realizada. Conforme o Tribunal, terminada a fase da revisão, o processo será encaminhado pelo juiz eleitoral ao Ministério Público Eleitoral.

 

Após a análise do MPE, retorna ao cartório e, em seguida, será enviado à Corte do TRE-BA. A partir da homologação, ficam oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais para fazer a identificação biométrica. O eleitor que não conseguir realizar a biometria dentro do prazo deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para isso, a recomendação do TRE baiano é a de que essas pessoas compareçam ao cartório da cidade o quanto antes. Em Brumado, a regularização poderá ser feita no cartório eleitoral, localizado na Avenida João Paulo I, s/n, Bairro Nobre. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h.