Zé Ribeiro cumpre importante agenda em Salvador e volta muito confiante quanto ao atendimento de seus pleitos

O vereador Zé Ribeiro vem intensificando as suas ações visando o atendimento dos pleitos das comunidades rurais (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Sempre preocupado com as situações que envolvem o homem do campo, o vereador Zé Ribeiro (PT) esteve na capital do estado nos dias 23 e 24 (segunda e terça-feira) em busca de respostas quanto ao projeto de extensão de rede de água da EMBASA das comunidades de Tanquinho, Mandacarú e adjacências, uma vez que, todos os encaminhamentos necessários foram feitos através do escritório da EMBASA em Brumado, então estaria somente faltando um posicionamento final da Diretoria de Salvador. Acompanhado dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira e do presidente da Associação dos Furados dos Veados e adjacências, Gilberto Coqueiro, eles foram recebidos pelo Diretor de Operações do Interior, Dr. José Ubiratan Cardoso Matos, que, de pronto, autorizou o início do projeto de viabilidade técnica para posterior execução. Ainda na oportunidade foi solicitado pelo vereador e por Gilberto da Silva Coqueiro,  a ampliação de rede de água da EMBASA daquela comunidade, rede essa que foi conseguida na época com a intervenção do então vice-Governador Edmundo Pereira e da deputada Marizete Pereira, pois existem ainda vários moradores que ainda não tiveram acesso ao abastecimento. 

O vereador Zé Ribeiro, comemorou as conquistas ao lado dos deputados Waldenor e Zé Raimundo (Foto: Divulgação)

Em resposta à essa solicitação o Dr. Ubiratan autorizou o encaminhamento do projeto para sua execução o que deixou todos muito otimistas. Na Embasa, os deputados e o vereador buscaram também informações sobre projetos de abastecimento na região. A direção da empresa tranquilizou o grupo quanto ao pleito do município vizinho de Tanhaçu de construção de uma adutora para captação de água da barragem de Cristalândia. A elaboração do projeto executivo está em fase de licitação. Explicou que será feito estudo de viabilidade para assegurar eventual implantação da adutora sem prejuízo para o abastecimento de Brumado e Malhada de Pedras. Eles inclusive, cobraram a ampliação da capacidade da Barragem de Cristalândia, que segundo o diretor de Operações do Interior, Ubiratan Matos, já foi projetada para ser aumentada. São duas opções em estudo para isso: uma ampliação no moldes tradicionais de engenharia, que envolve recursos mais elevados; ou o uso do fusigate, tecnologia francesa que envolve custo menor, mas permite aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais 30 por cento do limite atual. Ainda acompanhado dos deputados e de Gilberto Coqueiro foi feita uma visita a CAR onde foi solicitado  do presidente do órgão, Wilson Dias, providências quanto à requalificação da passagem molhada da comunidade Furados dos Veados. O que segundo Wilson, será viabilizada através de parceria com o município de Brumado. Na Secretaria de Infra Estrutura Superintendência de Energia, solicitaram o atendimento quanto a ligação de energia para moradores de parte da comunidade Furados dos Veados e foram informados pelo Dr. Celso Rodrigues que a obra já está na fase de conclusão e que irá atender todos os moradores ali cadastrados.  Na oportunidade foi solicitado também algumas pendências da comunidade de Itaquaraí que segundo o Dr. Celso serão contemplados até o final do ano de 2018. Na SUDEC -  Superintendência de Proteção e Defesa Civil, junto ao Diretor Superintendente Paulo Sérgio Menezes Luz, o vereador José Ribeiro buscou alternativas para o abastecimento de água em comunidades rurais que sofrem com a seca e denunciou a escassez de carros pipa.

As audiências foram muito produtivas (Foto: Divulgação)

O Dr. Paulo informou  que a queixa é geral nos estados atingidos pela seca, já que o governo Temer reduziu os investimentos em carros pipa de R$ 90 milhões para R$ 57 milhões, além de ter passado a concentrar a distribuição de água num só ponto de cada comunidade assistida, obrigando as famílias a se deslocarem de longe para buscar o precioso líquido por meio de latas de água. O Dr. Paulo informou também que já foi feito através de sua superintendência a solicitação de recursos na ordem de 14 milhões para investir em alternativas rápidas. Em Brumado, atualmente o exército disponibiliza somente 16 caminhões pipas, que antes eram 23. Segundo o Vereador Zé Ribeiro “o que nos estranha é que a Prefeitura de Brumado não disponibiliza nenhum caminhão para ajudar no abastecimento da Zona Rural, diferente da cidade de Vitória da Conquista que sensibilizada com a situação vem amenizando o sofrimento do homem do campo disponibilizando às custas da prefeitura a quantidade de 12 caminhões, enquanto o exército disponibiliza 18 caminhões. Esperamos que o gestor municipal seja mais sensível quanto ao clamor dos moradores das Comunidades Rurais que sofrem com a falta de chuva e o descaso da Administração Municipal”. O vereador considerou positiva as audiências realizadas e aguarda em breve o cumprimento das suas reivindicações.