MEC divulga primeiras notas de corte do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na madrugada desta terça-feira (7), as primeiras parciais das notas de corte dos cursos disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas de corte variam diariamente, de acordo com a procura, e, segundo o site do Sisu, a próxima parcial será divulgada a partir das 2h desta quarta-feira (8).

Essa nota, que representa o resultado mínimo que o candidato precisa ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas, serve como referência para ajudar a monitorar a inscrição, mas não garante a vaga escolhida. O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. O que valerá, porém, será a última inscrição.

Para ver em que nível está a nota de corte atual, o candidato precisa selecionar uma cidade e, em seguida, escolher o curso que deseja consultar. Ao clicar no nome do curso, a nota aparece.

Na segunda-feira, o MEC anunciou que, em cerca de 20 horas, a edição do primeiro semestre de 2014 do Sisu recebeu as inscrições de 1.158.561 candidatos. Os estudantes concorrem a mais de 171 mil vagas em 4.732 cursos superiores de 115 instituições do país. A marca de um milhão de inscritos foi ultrapassada às 18h30 de segunda.

O prazo de inscrição foi aberto pouco depois da meia-noite de domingo (5) e vai até as 23h59 (de Brasília) desta sexta-feira (10). Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Enem em 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

De acordo com um balanço do MEC fechado às 18h30 de segunda-feira, Minas Gerais era o estado com o maior número de inscritos (150.405) no Sisu, seguido pelo Rio de Janeiro, com 121.162 candidatos; São Paulo, com 82.253; Ceará, com 76.179; e Bahia, com 69.246 interessados. 

G1

CONTINUE LENDO