Leitor do 97NEWS flagra carro da SMTT cometendo infração grave de trânsito; 'prefeitura tem que usar da mesma rigidez', afirma ele

O flagrante é inquestionável e o veículo teve a comprovação de estar a serviço do SMTT (Foto: Leitor 97NEWS)

As questões envolvendo o trânsito em Brumado são bem complexas e, muitas vezes, acabam indo para o solo do desentendimento, já que várias ações na justiça, movidas pelos próprios agentes, deram um tom ainda mais agudo à situação. Essas ações teriam sido motivadas pelo desrespeito aos servidores, além das infrações que foram cometidas pelos condutores. Neste contexto está a rigidez na hora de aplicar as penalidades, que deve existir, seja com quem for, pois até membros do governo municipal não têm escapado das "canetadas" dos agentes. Isso vem sendo benéfico e tem produzido melhoras ao caótico trânsito local, mas, que, continua tendo registros de acidentes constantes, na sua grande maioria, por imprudência dos condutores, que teimam em desrespeitar as leis de trânsito. Neste quesito desrespeito às leis de trânsito, o SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, vem agindo de forma implacável, mas, um flagrante feito por um leitor do 97NEWS vem colocar em xeque esta implacabilidade, já que, segundo ele, até o momento nenhuma ação teria sido tomada por parte da gestão municipal para punir o infrator. O cenário do flagrante foi a Av. Exupério Pinheiro Canguçu, próximo à Praça Capitão Francisco de Souza Meira (foto acima), onde um carro da frota do SMTT está visivelmente estacionado em local terminantemente proibido, já que a placa indica isso de forma clara. O veículo, uma pick-up Saveiro Robust, de placa policial PKI - 0656 - Brumado, que teve a checagem feita pela nossa equipe junto ao Detran tendo a comprovação de que é propriedade da Prefeitura Municipal, e, pelas informações obtidas, estaria justamente à serviço do SMTT, então, como diz o ditado popular que o "exemplo vem de cima" seria um grande incongruência ele não ter recebido uma multa, pois a infração é considerada grave. 

 

A comprovação que o veículo pertence à frota da Prefeitura Municipal de Brumado e também ( na parte de baixo) que ele possui infrações em tramitação (Reprodução)

Em posterior checagem, o referido veículo, inclusive tem 3 infrações em tramitação (como pode ser verificar na imagem acima), o que mostraria que os erros acontecem até com os responsáveis pelo trânsito na cidade. Em contato com o engenheiro André Cardoso, que responde pela superintendência do SMTT, ele, primeiramente, reconheceu que o veículo está a serviço do órgão e que os agentes o utilizam com o intermitente acima (o que no referido caso não acontece), para dar um tom oficial ao carro, já que ele não tem nenhuma logomarca indicativa. Muito seguro ele garantiu que "iremos analisar a denúncia e, caso ela se comprove, tomaremos as medidas cabíveis, mas devo citar que, como não há auto de infração por parte dos agentes, tendo só um registro fotográfico, a questão fica mais complicada". Agora fica o impasse no ar, pois a probabilidade é que um próprio agente estaria com o veículo no momento e seria muito difícil ele multar a si mesmo. Iremos aguardar o posicionamento do setor para uma definicação sobre a denúncia.