Rio de Contas implanta moderna plataforma de monitoramento eletrônico; em Brumado projeto ainda continua na 'prateleira das intenções'

O sistema já está em funcionamento e Rio de Contas agora estará ainda mais segura (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Com o crescimento assustador da violência no país, algumas ferramentas vêm se mostrando muito eficazes no apoio ao combate contra a criminalidade. Um dos mais utilizados é o sistema de videomonitoramento, que vem contribuindo de forma muito positiva nesse sentido. Na região sudoeste algumas cidades estão na busca de implantar o sistema, sendo que, na região da Chapada Diamantina, mais precisamente o município de Rio de Contas, está dando o passo inicial já que foi instalado no centro histórico da cidade uma moderna plataforma de monitoramento eletrônico, a qual é composta de 10 câmeras de alta resolução que foram colocadas em pontos estratégicos da cidade, auxiliando de forma muito positiva o trabalho da Polícia e da Guarda Civil Municipal. Neste contexto, Brumado que é uma das cidades que teve um dos maiores avanços da criminalidade, apesar de algumas tentativas de vários órgãos, entre eles a CDL, Polícia Militar, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, ainda tem o projeto engavetado na "prateleira das intenções". Há cerca de uma década as tentativas vêm sendo feitos, inclusive com a instalação de câmaras robôs de última geração para a época por parte de uma empresa que desenvolveu um projeto piloto, mas, que, infelizmente não foi avante. Fica então o exemplo da charmosa Rio de Contas que mostrou, apesar do seu forte conteúdo histórico, que está cada vez mais conectada aos novos tempos.

Em Brumado, apesar do projeto piloto ter sido ensaiado, até hoje a cidade não tem sistema de monitoramento eletrônico (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)