97NEWS SAÚDE: Pediatra fala sobre importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida

Foto: 97NEWS

À primeira vista, o leite materno pode parecer apenas mais um alimento, especialmente nutritivo, e melhor adaptado às necessidades do bebê. Entretanto, esse líquido – além de ser um alimento fundamental é um canal de comunicação em que a mãe transmite ao seu filho ferramentas essenciais para sua sobrevivência. Está comprovado que o leite materno contribui para a redução da mortalidade infantil e infecções no bebê e, também, a saúde da mãe é beneficiada com a lactância. O leite materno é o alimento mais completo que pode existir para um recém-nascido. “É um alimento barato e independente da classe social nutre a criança por completo até os seis meses”, explica o pediatra Dr. Geraldo Leite Azevedo (CRM-6538). Ele afirma ainda que o aleitamento materno é recomendado até os 2 anos, sendo que nos primeiros meses é orientada a livre demanda, ou seja, amamentar quando o bebê pede. Em alguns casos, pode ocorrer da criança querer mamar em intervalos menores, isso ocorre porque ao contrário do alimento industrial o leite materno é digerido mais rápido pelo estômago da criança. “Orientamos as mães a amamentar durante cerca de 20 minutos em cada seio até esvaziá-lo, alternando a mama a cada aleitamento. Depois colocar o bebê para arrotar. Azevedo ainda reforça que a mãe não deve desistir da amamentação antes de esgotar todas as possibilidades. “As dificuldades na amamentação vão surgir, mas o importante é não desistir. Procure ajuda com o seu médico, nos postos de saúde, busque informações com as mães mais experientes antes de se sentir frustrada por não dar conta de amamentar seu bebê”, ressaltou o pediatra. 

Confira alguns pontos básicos da amamentação, segundo o pediatra Geraldo Azevedo:

 

  • Quando o bebê pega o peito direitinho, a amamentação não deve doer.
  • O bebê tem que colocar quase a aréola inteira dentro da boca para amamentar e o lábio inferior deve ficar virado para fora.
  • Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir.
  • Um peito que produz leite suficiente não necessariamente fica vazando.
  • O leite de verdade só aparece três ou quatro dias depois do parto. O que vem antes é o colostro, a quantidade é pequena mesma e é ótimo para o bebê.
  • É normal o bebê perder cerca de 10% do seu peso nos primeiros dias. Quando for iniciar a amamentação esprema um pouquinho o seio e passe um pouco do leite no mamilo para estimular a pega do seio pelo bebê.
  • Quando terminar a mamada nunca puxe a boca do bebê de uma vez. Coloque o seu indicador no canto da boca do bebê para poder retirar o mamilo para não ferir.
  • Se o bebê dormir durante a mamada você pode mudá-lo de posição para tentar acordá-lo. Se isso não resolver, retire a roupinha dele para despertá-lo.

 O quadro "97News Saúde" agradece ao Centro Médico São Gabriel e ao Dr. Geraldo Leite Azevedo (CRM-6538) pelos esclarecimentos.