Brumado: Família mantêm viva a tradição do presépio

Foto: 97NEWS

Os presépios podem variar em tamanhos, materiais e números de personagens. Podem ser simples ou suntuosos. Mas mantêm o único e verdadeiro significado para o cristão, de recordar o nascimento do menino Jesus. 

Em tempos em que a importância dada à figura do Papai Noel e à troca de presentes muitas vezes se resume ao consumismo, a religiosa Dineuza Chaves, conserva viva a tradição do presépio e aproveita a hora de montar o presépio para reunir a família, e transmitir ensinamentos, abrir a casa e o coração para o próximo.

“Cresci vendo minha mãe montando o presépio todos os anos, e faço questão de manter a tradição e recordar o nascimento de Jesus, tenho peças com mais de cem anos, que veio do presépio da minha bisavó, meus filhos viajam e trazem peças para o presépio, tenho imagens de vários cantos do mundo”, diz Dineuza muito emocionada.

O presépio é a atração da casa na época do natal, são muitas visitas de familiares e amigos durante o mês de dezembro para prestigiar o presépio que toma praticamente toda a sala de estar.

“O presépio é muito o Natal, é família. Representa o nosso envolvimento com o menino Jesus, com Nossa Senhora e São José e, por isso, tenho um carinho muito especial por ele. Todo mundo gosta e os que vêm a minha casa ficam encantados.”