Brumado: Prevenção à dengue deve ser reforçada

Somente no primeiro semestre deste ano,  a vigilância epidemiológica notificou quase dois mil casos de dengue em nosso município. A temporada de chuva é uma alegria, principalmente  para os nordestinos, porém junto com esta alegria, vem também uma grande preocupação com novos surtos e epidemias de dengue. Um senhor de 81 anos, que morava no Bairro Santa Tereza, faleceu há poucos dias, e a suspeita é que tenha sido mais uma vítima da dengue em Brumado. Familiares do idoso relataram que ele já estava doente e muito debilitado, e só depois do resultado dos exames poderá confirmar se a morte foi em decorrência da dengue.

A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a eficácia da prevenção, com medidas que envolvem a ação do Poder Público e a própria população.

Para combater os focos do mosquito em casa, a secretaria dá as seguintes orientações: limpar calha dos telhados; limpar os pratinhos dos vasos de plantas; manter piscinas limpas; não deixar formar poças dágua; eliminar qualquer tipo de material  que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampar bem as caixas dágua e os poços.