Brumado: Secretário de Infraestrutura esclarece denúncias sobre uso de máquinas públicas em terrenos particulares

As denúncias de limpeza de terrenos particulares por parte da prefeitura municipal vêm sendo registradas há cerca de dois meses (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Uma série de denúncias vêm chegando à mídia local, as quais tem como objeto a possível utilização de máquinas públicas, pertencentes à administração municipal, em terrenos particulares. Na tarde desta sexta-feira (05) uma dessas denúncias foi repassada à redação do 97NEWS, que foi fazer a verificação preliminar. Nossa equipe chegando ao local, a Rua Clemente Gomes, que fica no Bairro Jardim de Alah, observou que uma retroescavadeira e uma caçamba estavam retirando entulho e terra que estava em frente à uma residência, da qual, segundo informações, o material era oriundo. Concomitantemente chegou outra denúncia que num terreno do Bairro Santa Tereza, outra ação do mesmo tipo estava sendo efetivada (foto acima), desta feita dentro de um terreno particular. Visando esclarecer a situação , entramos em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, que ao contrário das especulações, continua no cargo, o qual esclareceu toda a questão.

 

A equipe do 97NEWS esteve na Rua Clemente Gomes para verificar a denúncia  (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

 

 

Segundo ele, no primeiro episódio, “a prefeitura municipal atendeu os sucessivos apelos dos moradores da Rua Clemente Gomes, que afirmaram que o entulho e terra no meio da rua estava, além de estar impedido o livre trânsito de veículos, causando um péssimo aspecto à via” e continuou citando que “então, diante disso, fizemos a retirado do material, que será, inclusive, reutilizado em obras de recuperação de vias e estradas vicinais do município”. Sobre a segunda denúncia, Mendonça explicou que “como temos uma grande dificuldade em obter materiais, principalmente cascalho, para realizar esses serviços de recuperação, iniciamos contatos com vários proprietários de terrenos na cidade oferecendo a limpeza dos terrenos para que os materiais possam ser reaproveitados em nossas ações de reparação das vias e estradas vicinais”. Ele ainda explicou que “essa foi a melhor maneira encontrada, a qual, sobretudo, traz economias para os cofres públicos, pois se fossemos comprar esse material, o custo seria muito mais alto. Lembrando que estamos realizando esses serviços com máquinas que pertencem à prefeitura, como também os funcionários que estão trabalhando pertencem aos quadros do município. Vale ressaltar também que a limpeza desses terrenos é benéfico para os alunos das escolas municipais, pois muitos deles ficam ao lado das mesmas, então, a limpeza evita a proliferação do aedes inclusive ”. No final ele apresentou um relatório fotográfico de todos esses serviços de recuperação de vias públicas e estradas vicinais que vêm sendo feitos há mais de dois meses, onde é utilizado o material que é recolhido dos terrenos particulares que vêm sendo limpos nesse sentido. Confira as fotos abaixo: