ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Restrição de atividades: Saiba o que poderá funcionar na Bahia de sexta a segunda

Bahia: Rui Costa prevê que Brasil vai ‘mergulhar no caos em duas semanas’ por causa de Covid-19

Auxílio deve voltar em março com parcelas de R$ 250, diz Governo

Dono do hit ‘Gordinho Gostoso’, Neto LX é detido com carro roubado

Vacinação contra o coronavírus é retomada nesta sexta-feira (26)

Prosel 2021: Abertas inscrições para o Processo Seletivo do Ifba/Brumado

Brumado: É Fake o vídeo que circula nas redes sociais na qual torcedores do Flamengo estariam nas ruas em comemoração ao título

Governador proíbe cirurgias eletivas em hospitais públicos e privados da BA por 7 dias

Flamengo é campeão brasileiro mesmo após perder para o São Paulo no Morumbi

Brumado: Incêndio destrói casa na Rua Nazaré no bairro Dr. Juracy; não havia ninguém na residência

Brumado: Mãe de empresário é atropelada por motocicleta na Avenida Centenário

Brumado: Jovem de 24 anos é morto a tiros na Av. Antônio Mourão Guimarães

Brumado: Município registra 59 mortes por conta da Covid-19; 30 estão hospitalizados

Ambulância de Malhada de Pedras e Fiat Toro colidem frontalmente na BR-030, em Brumado

Brumado: Em nota, torcida organizada do Flamengo diz que não irá se manifestar durante rodada final do Brasileirão desta quinta (25)

Lockdown na Bahia: Venda de bebida alcoólica será proibida até em supermercados

Brumado: Cabos e fios soltos preocupam moradores do bairro São José

Governador da Bahia anuncia 'lockdown' no estado a partir de sexta (26)

Em 'previsão muito otimista', Rui fala em 50% da população vacinada até o meio do ano


Brumado: Moradores da zona rural preocupados com 'babas' e bares funcionando

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Desde a divulgação dos últimos Decretos no município de Brumado, a Secretaria de Saúde (Sesau) vem realizando diversas ações para fazer valer as medidas de proteção contra o Covid-19, o novo Coronavírus, inclusive com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. No entanto, com uma extensão rural muito grande, a dificuldade em fiscalizar os quatro cantos do município acaba que se tornando quase que impossível. Ficando neste momento a responsabilidade de cada cidadão fazer a sua parte e seguir as recomendações de proteção aplicadas pelas autoridades de saúde. Assim, todo cidadão também pode ser um fiscal do município e denuncie através dos canais de atendimento da administração pública as localidades que insistem em descumprir as determinações. Em contato com a Redação do site 97NEWS, moradores de localidades como Pedra Preta, Fazenda Jacaré, Lagoa Funda e entre outras, relataram que estão preocupados com a situação dessas localidades, que tem em suas casas idosos com comorbidades sérias em temem uma contaminação pelo vírus. Num dos relatos, um morador da comunidade de Jacaré declarou que é comum todos os finais de semana, ver bares funcionando sem menor controle, com várias pessoas que saem do centro urbano de Brumado, e vão para zona rural. "Todos os finais de semana é fácil ver pessoas aglomeradas, e sem máscaras nos bares do Jacaré. Essa situação pode causar um grande impacto nas comunidades rurais, já somos atingidos de forma muito mais intensa, em relação a deslocamento, onde várias famílias ficam sem saber como ir a cidade comprar alimentos, porque os ônibus não estão circulando", relata um morador que pediu reserva de identidade. Em outro relato, a presidente da associação de Lagoa dos Algodões e adjacências, Claudinéia, ela destaca a quantidade de pessoas da cidade que vão para a comunidade jogar bola e sem a proteção, que seria no mínimo o usos de máscaras, álcool em gel e o distanciamento entre eles de até 2 metros. "Nós sabemos que o distanciamento em um jogo de futebol é praticamente difícil né, porque sempre há um contato físico, então pedimos à eles que ao menos nesse momento que suspendam os [babas] e depois da pandemia, eles voltem. Pedimos que o responsável pelo jogo nos procure, estamos aqui para conversar. Não somos contra o esporte, mas o momento não é este. Temos idosos na comunidade, e muitos são doentes", alerta a presidente da associação. Esta semana, em reunião na sala de treinamentos da Prefeitura Municipal, o secretário de Saúde, Cláudio Feres, disse que irá fechar o cerco no município para que a população possa cumprir as determinações que recomendam os Decretos municipais. Conforme o secretário, as ações terá o apoio da 34ª CIPM de Brumado.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário