ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Pacientes do TFD relatam falta de banheiro em ônibus que faz linha para Salvador; Sesau diz que vai resolver situação

Foto: Ilustrativa

Pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), de Brumado, que fazem exames e outros procedimentos médicos em Salvador e Vitória da Conquista, relataram que um dos ônibus em que são transportados não possui banheiro. Segundo eles, o motorista tem que parar na rodovia para os pacientes fazer as necessidades. "Não é em todos os ônibus, mas tem um que quando eles [prefeitura] colocam para levar a gente, não tem banheiro", relata um paciente que não quis se identificar. Ainda segundo os pacientes, além do sofrimento com o tratamento, eles tem que passar por um constrangimento desses. "Muitos de nós retornamos com dores, ânsia de vômito e precisamos sempre ir ao banheiro, mas nem sempre o ônibus que eles fornecem tem o sanitário", afirma outro paciente do TFD. De acordo com os usuários, alguns pacientes que estão com câncer e fazem a radioterapia ou quimioterapia são os que mais sofrem. “A secretaria de saúde tem conhecimento da situação”, declarou uma das acompanhantes. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o ônibus do TFD sai todos os domingos, terças e quintas-feiras a noite e, retorna de Salvador às segundas, quartas e sextas-feiras. "Esse ônibus tem ar-condicionado, banheiro conforme reza o contrato. O que acontece é que, as vezes nós temos pacientes que viajam para Salvador nas segundas e quartas, que são ônibus extras, que é quando a gente atinge um número máximo de pacientes, e ai, mandamos um segundo veículo, e nesse ônibus, realmente não tem banheiro", afirma Claudio Feres, secretário de saúde. Ainda segundo ele, a partir do mês de dezembro, em acordo com a empresa terceirizada da prefeitura, serão ampliadas as paradas para este tipo de veículo. "Nós vamos realizar paradas de uma hora, e vamos pedir a empresa que faça um relatório fotográfico de cada local de parada e vamos afixar no TFD do município para todos os pacientes verificarem as paradas", esclareceu Feres. De acordo com o secretário, além dessas paradas programadas, se por algum motivo o paciente precisar, como em casos de emergência, a empresa está determinada a realizar. "O ônibus não vai parar apenas nesses locais definidos, se em algum caso de emergência o paciente precisar, o motorista está autorizado parar, tanto o micro-ônibus sem banheiro como o que tem o sanitário", disse o secretário de saúde do município.



Comentários

  • Amaury

    "Bom dia Secretário, Se o contrato regue que os veículos tem banheiro, não justifica os carros extras não ter aí é quebra de contrato, é obrigação do prestador do serviço colocar a serviço veículos que obedeça o contrato, se não faça locação para atender o contrato. - Vereadores pronunciem sobre o tema e cobrem o cumprimento do contrato."

Deixe seu comentário