ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado realiza 'Dia D' de incentivo à doação de órgãos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (06), o Hospital Regional Professor Magalhães Neto promoveu em Brumado, juntamente com a Central Estadual de Transplantes da Bahia e demais instituições parceiras, uma programação especial dedicada à doação de órgãos. Com o tema “Seja doador de órgãos, avise sua família”, a ação aconteceu no estacionamento do Hospital, de 8 às 14 horas. Durante o evento, foram realizadas atividades lúdicas destinadas a incentivar o gesto da doação junto ao público. Para o prefeito Eduardo Vasconcelos, a campanha tem o objetivo de incentivar a população que doar é um ato de amor. “É importante que cada pessoa se declare doadora de órgãos. Dessa forma, em um momento infeliz de perda, a família atenderá o desejo do ente querido. Estamos muito confiantes que essa campanha fortaleça ainda mais esse ato de amor ao próximo”, ressalta Vasconcelos que ainda lembrou e parabenizou a equipe do Professor Magalhães Neto pelo segundo processo de captação de órgãos em Brumado. "Nós já estamos na segunda coleta e vão vir outras. Mas nós queremos nesse momento chamar a atenção para essa transferência de vida, porque alguém ou seus familiares ainda em vida, ao doar os seus órgãos, estão dando prolongamento a vida daquele ente querido", disse o prefeito.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A campanha também levou palestras sobre a hemodiálise que hoje tem vários pacientes de Brumado e Região, no qual aguardam na fila, para um possível transplante. O coordenador do Instituto de Nefrologia da Bahia (INEB), Eduardo Almeida, destacou a importância do tratamento e a espera dos pacientes crônicos. "Hoje em Brumado nós temos 206 pacientes fazendo hemodiálise, são vários municípios que atendemos, então o sonho de praticamente 95% dos pacientes que tratamos é o transplante, mas para isso existe um processo bem rígido que deve ser executado pelos próprios pacientes, desde a escolha de quem vai receber o órgão até a realização da cirurgia, que pode acontecer ao longo do processo de hemodiálise", comenta Almeida. Ele ainda destaca que 5% dos pacientes desistem do transplante por medo de viajar de avião ou por conta de recursos financeiros. "Existem pacientes que estão cadastrados na Bahia e outros em São Paulo, e na maioria das vezes os que estão cadastrados em São Paulo acabam não viajando por medo de voar ou não dispõe do recurso financeiro naquele momento para se manter na cidade, porque tem que ir com acompanhante e isso requer despesas", esclarece o coordenador do INEB. 

 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Este ano, nos meses de julho e agosto foram realizadas duas captações no Hospital Professor Magalhães Neto, totalizando 10 órgãos doados. Atualmente, 1.657 pessoas aguardam na fila de doação de órgãos na Bahia. No Brasil, já são 33.984 pacientes à espera. Para a diretora administrativa do hospital, Lucidalva Oliveira, a unidade hospitalar vem se engajando a cerca de seis meses para que tudo desse certo. "Dentro desse pequeno prazo, nós já estamos na segunda captação, e já salvamos várias vidas através desse ato das famílias que tiveram o compromisso de dar continuidade à outras vidas. E, é isso que a gente busca, a conscientização, estamos a disposição da sociedade brumadense para esclarecer as dúvidas", relata a diretora que ainda esclareceu na qual a campanha se estenderá às escolas do município. "Terminando esse evento a coisa não para, nós estamos levando essa campanha para as escolas, porque lá é o lugar de somar, dividir opiniões, ouvir os alunos e esclarecer dúvidas. Além disso, as unidades básicas de saúde vão fazer sala de espera e o Hospital também estará a disposição para quem quiser tirar dúvidas, porque nossa equipe hoje é qualificada", afirmou Lucidalva. Ela ainda fez questão de frisar que, 'é a vida do seu, movendo a vida de outros'.“Estamos todos envolvidos neste nobre trabalho de humanização e conscientização em prol da diminuição do número de pessoas que esperam nas filas por um transplante”, declara a diretora administrativa do hospital.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário