ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)


Brumado: Membro da associação da comunidade de Rudiador relata que 'Censo Rural' não condiz com a realidade do homem do campo

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Talvez você já tenha ouvido falar que a maior parte da comida que chega à mesa do brumadense hoje é produzida pela agricultura familiar e não pelo agronegócio. Se já sabia, guarde bem a informação porque, ela não será mais verificável. Não que o cenário tenha se alterado. O que mudou foi a pesquisa que permitiu comprovar essa e muitas outras informações que têm ajudado a desmistificar a realidade do campo. É que o Censo Agropecuário, que aconteceu recentemente nas comunidades rurais de todo país, levantou muito menos dados do que o anterior. E esta situação, segundo os agricultores familiares, tem gerado muito prejuízos, como é o caso do agricultor e membro da Associação de Moradores da Comunidade de Rudiador, Aguinaldo Ribeiro de Novais que na última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Brumado cobrou do então reeleito presidente da entidade, Fred Neves uma ação junto ao IBGE, afim de buscar junto ao órgão, mais esclarecimentos sobre o real cultivo do homem do campo. "As informações que o Censo tem hoje,  elas não condiz com a realidade do agricultor. Muitas vezes o agricultor não entende a linguagem que é passadas para ele, e as informações não saem corretas", relata. Segundo o agricultor da associação, tentando mediar a situação e, ler a real situação do homem do campo, a prefeitura por iniciativa própria está buscando através de um questionário, mais informações. "A prefeitura resolveu por conta própria buscar essas informações de uma forma mais próxima do produtor, ou seja, mostrando uma nova realidade da agricultura do município", esclareceu Ribeiro. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segundo ele, é um desserviço brutal à analise das características da agricultura do jeito que está sendo promovida pelo IBGE. "Primeiro que nem todos os agricultores não tem muito estudo, e ai chega uma pessoa desconhecida para saber da vida dele, então ele não tem condições de passar os dados corretos. E quem bem intende da real situação, são os presidentes de associações de cada região". De acordo com Aguinaldo, Brumado vive hoje uma outra realidade na agricultura. "Nós temos hoje pequenos agricultores, que mesmo assim, se somando todos, gera uma economia que movimenta a agricultura mista, indo de encontro com o que é divulgado hoje pelo Censo", afirmou o membro, chamando a atenção para a grande quantidade de alimentos que vem do campo como verduras, frutas, hortaliças e outros vegetais que complementam a agricultura do Sertão Produtivo como o milho, feijão e o plantio do algodão, que ainda acontece em algumas regiões de Brumado. Para o agricultor, só com as correções do Censo, o pequeno agricultor poderá adquirir mais recursos junto aos governos Estadual e Federal para investir em sua terra. "Com a divulgação correta dessa agricultura familiar, o governo libera mais recursos para o agricultor, e só assim, poderemos ter uma economia muito mais rentável", finalizou o secretário da Associação da Comunidade de Rudiador.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário