ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ovo de Páscoa está 10% mais caro em Brumado mas vendas disparam na cidade

Bahia deve ter clima chuvoso e temperaturas mais baixas ao longo do mês de abril, aponta Inmet

Três pessoas morrem após acidente entre caminhonete e caminhão em Ibotirama

População enfrenta fila para receber doação de peixes em Maetinga

Ônibus do TFD da cidade de Morro do Chapéu solta a roda na BR-324 entre Feira de Santana e Salvador

Fisioterapeuta da Clínica Mais Vida explica o que é esporão do calcâneo

Guilherme Bonfim se reúne com governador para discutir investimentos para Brumado

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria


Brumado: Moradores querem saber: 'De quem é o buraco deixado em via no bairro Malhada Branca?'

Os próprios moradores improvisaram a sinalização do local tentando impedir acidentes - Foto: 97NEWS

A situação que envolve o saneamento básico em nosso município está longe de acabar. São inúmeras as reclamações por parte da população, quando o assunto é esgotamento sanitário ou abastecimento de água potável. Como é comum em Brumado, o que mais se ver pelas ruas, principalmente em bairros com menos poder aquisitivo, são buracos deixados em ruas e avenidas, após a manutenção de uma rede de esgoto estourada ou uma encanação de água fornecida pela concessionária Embasa. Ao longos dos anos a prefeitura municipal vem tentando, inclusive com o último edital lançado recentemente, que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), faça sua parte ao realizar manutenção em vias públicas do município. De acordo com a administração municipal, é de obrigação da concessionária, após a manutenção, reparar paralelepípedos ou asfalto que foram danificados durante os reparos realizados pela empresa. Mas o que se ver na realidade não é isso, sempre que a Embasa abre um buraco, ele fica por vários dias, sendo que em alguns casos ou os moradores realizam por conta própria a manutenção, ou pela própria prefeitura, que quando solicitada, recupera a via. Mas segundo a prefeitura, essa conta acaba ficando cara para a administração, que ao invés de está realizando manutenção em outros trechos e até mesmo pavimentando novas ruas, tem que ficar "tapando buraco" de uma empresa que já recebe para isso. 

O buraco foi aberto à cerca de uma semana - Foto: 97NEWS

Em uma recente entrevista do prefeito Eduardo Vasconcelos ao 97NEWS, ele relatou que com a licitação dos serviços de esgotamento sanitário e fornecimento de água potável, a nova empresa que assumir, podendo ser até a própria Embasa, se ela for a vencedora, terá que atender todos os novos requisitos do projeto. "Os consumidores poderão brigar na justiça, e com uma resposta até mais rápido, ao cobrar pelos seus direitos, quando se sentir lesado. Porque com as novas regras, a empresa que realizar manutenção na rede de esgoto ou de água, ela terá que entregar esta via, do jeito que ele encontrou", disse o prefeito. Enquanto o processo de licitação ainda está em andamento, quem sofre com todos esses problemas, é a população, como é o caso por exemplo da Rua Princesa Izabel, no bairro Malhada Branca, em contato com a Redação do 97NEWS, os moradores enviaram fotos e denunciaram o descaso com um buraco deixado no meio da via. A moradora Maria Dolores relata diz que o mau cheiro é insuportável, que chega ao ponto de causar dores de cabeça durante o calor do dia. "Esse esgoto esta aberto na entrada que da acesso a rua Antenor Castro, e além do mau cheiro, estamos vendo a hora de acontecer um acidente grave aqui", comenta a moradora, que afirmou ainda que a rua é bastante movimentada por ser um dos principais acessos para outros bairros próximo a Malhada Branca. Outro morador da localizada, Amadeus Meira Leite disse que já procurou a prefeitura para relatar o problema, mas segundo ele, funcionários disseram que é com a Embasa. "Já fui várias vezes no setor de infraestrutura e me disseram que não é de responsabilidade do município. Procurei os funcionários da Embasa que passam por aqui quase que todos os dias, e eles disseram que é com a prefeitura. Afinal de que é o buraco?", indagou o morador.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário