ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2015"

Polícia Federal revela nomes dos presos na Operação Lammer, em Vitória da Conquista

Além de documentos, foram apreendidos três veículos e uma motocicleta de alto valor, fruto do dinheiro desviado das contas bancárias invadidas. (Foto: Divulgação)

Justiça expediu mandado de prisão contra as cinco pessoas presas na Operação Lammer, onde uma quadrilha foi desarticulada, qual era especializada em fraudes bancárias através da internet. Entre os presos pela Polícia Federal estão filhos e donos de empresas da cidade. Na lista dos presos estão: Leandro Morais Paixão, Nelita de Almeida Ferraz, David Carvalho Bezerra, Tiago Carvalho Bezerra, Delmiro Ferraz da Rocha Neto, João Batista Martins Ferraz Filho e Sandro Camilo Mendes Santos. Além da prisão, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dos sete acusados. O mesmo mandado foi cumprido na residência de outros três suspeitos (Cezar Molina Dias, Wallison Lima Santos, Kesley Pereira Marques). Os policiais federais também estiveram em uma loja de autopeças na Avenida Integração e em um galpão pertencente a Leandro Paixão, na Praça do Cajá. As investigações apontam para a direção que este dois estabelecimentos eram utilizados para lavagem de dinheiro desviado.



Livramento: Major Irlando Oliveira comenta a madrugada de terror promovida pelos bandidos

Major Irlando Oliveira (Foto: 97NEWS)

O major PM Irlando Lino Magalhães de Oliveira, comandante da 46ª CIPM, relatou ao âncora do Jornal da Alternativa Iª Edição, Carlos Silva, os momentos de pânico vivenciados no município de Livramento de Nossa Senhora na madrugada desta quarta-feira (02), quando uma quadrilha de assaltantes protagonizou momentos de horror. O major relatou que “os bandidos chegaram com um forte poderia bélico, com um planejamento tático que chama a atenção e, logo de início, se confrontaram com uma guarnição da PETO, disparando de forma contumaz, onde nossos soldados nem tinham como revidar, devido a inferioridade de armamento”. Ele ainda citou que “devido à grande extensão territorial de nossa região, essas quadrilhas se sentem mais a vontade para agir, pois temos muitas estradas vicinais e não temos aporte aéreo para tentar efetuar a prisão. Então fica muito difícil um combate à altura, pois eles levam ampla vantagem”. Em tom mais agudo, o major declarou que “a ação foi muito articulada, onde eles usaram maçaricos para abrir os cofres, não precisou usar explosivos, o que leva a crer que eles estão recrutando técnicos para fazer parte dos grupos, inclusive, os sistemas de monitoramento foram desligados com extrema maestria, o que reforça essa tese”. E finalizou destacando que “o que nos passamos em Livramento foi grave, pois foram mais de 20 homens com fuzis de uso restrito do Exército, o que mostra que é uma guerra, da qual a Polícia ainda não está preparada para enfrentar, já que nossas condições bélicas não permitem o enfrentamento. Parabenizo os meus bravos soldados que tiveram papel de heróis”. 



Guanambi: Assalto aos Correios acaba com um bandido ferido e outro detido

(Fotos: Divulgação Polícia Civil)

Quatro bandidos armados assaltaram a agência dos Correios da cidade de Guanambi, nesta quarta-feira (2). Durante a ação, os suspeitos trocaram tiros com a Polícia Militar e dois suspeitos ficaram feridos. De acordo com a PM, a ação se deu por volta das 11h, quando a agência já estava aberta para os clientes. Ainda segundo a polícia dois suspeitos entraram e renderam os funcionários, enquanto outros dois ficaram do lado de fora. Na fuga, os criminosos depararam-se com uma viatura da PM, iniciando um confronto em via pública. Dois suspeitos conseguiram fugir. Outros dois foram presos, sendo um ferido com um tiro na perna. O suspeito ferido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi (HRG). O outro detido identificado como Alisson David Oliveira Leite, de 20 anos, foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi onde foi autuado em flagrante. Todo o dinheiro do assalto (cerca de R$ 7.500,00) foi recuperado, juntamente com oito telefones celulares dos clientes. A perícia esteve no local e todo o material apreendido foi encaminhado para a sede da 22ª Coorpin. Durante o tiroteio uma mulher foi atingida de raspão na perna, foi encaminhada para o Hospital Regional e passa bem. (Sudoeste Bahia)



Participe do Projeto ‘Natal feliz’ do Bairro Dr. Juracy

Foto: Divulgação

A associação do Bairro Dr. Juracy convida a população em geral para o `Natal Feliz´ dia 25. Serão distribuídos panetones na Praça João Romão, e a criançada poderá contar com parquinho infantil e shows com Wallas e Adriano Souza. Participe, faça doação de panetones e contribua com essa belíssima ação social. Para doar, ligue (77) 99962-0333 / 3453-1680 ou entregue os panetones na Rua Marquesa dos Santos, nº 124, Bairro Dr, Juracy . O evento é uma realização da Associação de Moradores do Bairro Dr, Juracy. 



Ibicoara: Polícia acaba com plantação de maconha que era feita por uma família

(Foto: Divulgação Polícia Civil)

Acão conjunta com polícia civil (o delegado Alex Wendel) e a Polícia Militar (todos integrantes do dpm ibicoara sob comando do sd valdemar) conseguiram localizar uma grande plantação de maconha na localidade do Campo Redondo zona rural de Ibicoara. Foram  apreendidas aproximadamente 1.500 (mil e quinhentos) pés de maconha - cannabis sativa. Foram encaminhados uma parte dos pés de maconha para perícia no Dpt de Brumado. A maioria dos pés de maconha foram incinerados. Foram flagranteados 4 (quatro) pessoas: José Soares de Souza, (vulgo: Zezinho), João Soares de Souza (vulgo: dão); Jorge Soares de Souza vulgo (jorjao) e Adriano Silva santos. (Vulgo peu). Zezinho, inclusive, utilizava seus filhos para trabalharem na plantação de maconha. Policiais monitoraram a ação dos flagrantes por vinte dias. Por estes motivos todos conduzidos foram autuados por tráfico e associacão ao tráfico. Estando custodiados na carceragem DP de Barra da Estiva, à disposição da justiça  Zezinho já foi preso por tráfico no ano de 2009, mas mesmo assim resolver continuar cultivando pés de maconha. Peu responde por tentativa de homicídio em Barra da Estiva.

(Foto: Divulgação Polícia Civil)


Jequié: Por unanimidade, vereadores pedem cassação da prefeita Tania Britto

Após anunciado o resultado da votação nominal, o presidente Eliezer Pereira Filho “Fiim” (PDT), procedeu o sorteio da comissão processante. (Foto: Reprodução)

A Câmara de Vereadores de Jequié acatou por unanimidade (19 votos) na sessão desta terça-feira (1º), a denúncia por infração político-administrativa, contra a prefeita  Tânia Britto (PP), requerida e encaminhada à mesa diretora do legislativo pelo cidadão Rafael Pereira dos Santos. O autor fundamentou a denúncia na Ação civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, “diante da patente omissão e negligência com a Educação do município que vai desde as irregularidades na contratação de professores até a falta de pagamento da empresa responsável pelo transporte escolar, passando , principalmente, pelo ilegal e irrecuperável retardo no início do ano letivo […] os prejuízos causados pela denunciada aos alunos do município e ao erário público são imensuráveis”.



Baraúnas: Dono de bar tem estabelecimento pichado e se diz ameaçado

O muro do bar foi pichado com siglas de facções criminosas (Foto: 97NEWS)

Exibindo IMG-20151202-WA0028.jpgA reportagem do 97NEWS esteve na tarde desta terça-feira (01) no Bairro Baraúnas para registrar a situação de um dono de bar que vem recebendo uma série de ameaças, inclusive de morte. Ele que pediu reserva de identidade, abriu o seu comércio recentemente e se diz com medo, já que as ameaças são constantes. Segundo ele, tudo começou quando um homem foi pedir para comprar cerveja fiado, tendo o seu pedido negado imediatamente, de lá para cá, as ameaças não cessaram. Nesta segunda-feira (30) o bar foi pichado com siglas de facções criminosas, tendo destaque para sigla FB, que pode significar Facção Baraúnas (foto abaixo), o que deixou o proprietário mais temeroso ainda. O homem irá procurar a Polícia para garantia de sua vida, já que ele diz temeroso do que possa acontecer. 

(Foto: 97NEWS)


Livramento: Madrugada de terror promovida por quadrilha fortemente armada

A agência do Banco do Brasil ficou muito destruída (Foto 97NEWS)

Por volta das 02:15 horas da madrugada de hoje (02), um bando composto de cerca de 15 elementos, utilizando-se de 3 ou 4 veículos (Triton/Hilux), promoveram uma assalto cinematográfico contra as agências bancárias do Banco do Brasil e CEF de Livramento de Nossa Senhora. Munidos de fuzis de uso restrito do Exército eles disparam uma grande quantidade de tiros, aterrorizando a população. Os bandidos tiveram acesso aos cofres destas, levando uma quantia em dinheiro não divulgada. Houve forte troca de tiros com guarnições da 46ª CIPM, do PETO (Pelotão Especial Tático Operacional), resultando em 5 perfurações na referida viatura, mas, por sorte, nenhum PM ficou ferido. Houve o apoio das guarnições da CIPE/Sudoeste, contudo, até então, não há pistas dos criminosos, os quais haviam soltado vários objetos pontiagudos ao longo da BA-156 (Livramento/Brumado e Livramento/Paramirim), com o propósito de furar os pneus das viaturas em um possível perseguição. As imagens desta manhã revelaram a intensida da ação do bando. Veja abaixo algumas imagens da ação criminosa do bando: 



Encruzilhada: Alcides tem contas rejeitadas pelo TCM, que o multou em mais de R$ 20 mil

Prefeito também terá que ressarcir os cofres públicos em quase R$ 6 mil, com recursos próprios. Cabe recurso. (Foto: reprodução)

As contas do prefeito de Encruzilhada, Alcides Pereira Ferraz, relativas ao exercício de 2014, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (01). O gestor foi multado em R$ 3 mil, por irregularidades apuradas nos documentos apresentados, e em R$ 17.280,00, por não ter adotado medidas visando a redução da despesa com pessoal. Também foi determinado o ressarcimento de R$ 5.979,22 aos cofres municipais, com recursos próprios, decorrente do pagamento indevido de juros e multas por atraso no adimplemento de obrigações devidas ao INSS. As contas foram rejeitadas em razão da não aplicação do percentual mínimo em educação, saúde e no pagamento dos profissionais do magistério.



Centro Educacional Paulo Freire realiza cerimônia de formatura dos seus doutores do ABC

Os novos doutores do ABC deram um show em sua apresentação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

No último sábado (28) o Centro Educacional Paulo Freire realizou a formatura dos seus doutores do ABC'. A solenidade aconteceu no Clube Social de Brumado. O tema escolhido para a formatura do 1º ano foi de volta aos anos 60. Uma programação anual Produzida pela Coordenação Celma Figueredo Nascimento e apoiada por toda equipe do Centro Educacional Paulo Freire que tem como Diretora Neliana Lima Meira dos Anjos. De acordo com a coordenadora geral, Celma Figueredo, a realização desse evento contou a participação de todos. Agradeço a equipe da escola, que em muito contribuiu para o sucesso da formatura. Um verdadeiro espetáculo!!! Confira os momentos marcantes dessa grande festa (CLIQUE)



Brumado: Jovem não tem moto levada pelos assaltantes porque acabou a gasolina

(Fotomontagem: 97NEWS)

O que, a princípio, poderia ser considerado um baita de um azar, acabou se transformando em um pouco de sorte para um jovem que foi vítima de um assalto na manhã desta terça-feira (01) na Av. Lindolfo Azevedo Brito. Ele que estava com sua motocicleta transitando na referida via, foi parado por dois assaltantes que apontaram a arma e exigiram que ele passasse tudo o que tinha e descesse da moto, o que prontamente foi feito. Ele que tinha acabado de sacar um dinheiro para entregar a sua avó, entregou o dinheiro e a moto, só que por estar sem gasolina, o bandido foi forçada a abandoná-la logo em seguida fugindo na garupa do comparsa. Isso vem mostrar que os bandidos não têm hora certa para agir em Brumado, o que vem deixando a população cada vez mais temerosa. A falta de um contingente policial que venha a atender as reais necessidades de Brumado é outro fator que vem contribuindo para que o clima de seja de muita apreensão na cidade, onde dá para perceber que as pessoas andam nas ruas inquietas, olhando para trás, sempre com uma cara de assustadas. 



Brumado: Assaltos continuam acontecendo na área da Feira

A região da Feira Livre de Brumado vem se mostrando uma das mais perigosas na questão de estabelecimentos assaltados, já que o índice desse tipo de delito está numa crescente intensa. Na tarde desta segunda-feira (30), mais um estabelecimento foi assaltado por dois elementos armados, que entraram e apontaram a arma para o proprietário, que, mostrou resistência e não foi para o fundo da loja. Diante disso os meliantes preferiram levar uma baixa quantia em dinheiro e evadir do local. Esse só foi mais um caso de muitos que vêm sendo registrados e que vem mostrar que é necessário, com urgência, o reforço do policiamento ostensivo no local. 



Professores e técnicos fecham acesso à Uesb contra corte de direitos dos servidores

Desta vez, a paralisação será de quatro dias, segundo o que foi deliberado na assembleia do Sindicato dos Servidores (Afus), dessa segunda (30).(Foto: Resenha Geral)

Por mais uma vez, neste ano de 2015, os portões da Uesb amanheceram fechados. Nesta terça-feira (1° de dezembro), professores e servidores técnico-administrativos da instituição paralisaram suas atividades contra ações, que julgam ser arbitrárias, do Governo do Estado. Desta vez, a paralisação será de quatro dias, segundo o que foi deliberado na assembleia do Sindicato dos Servidores (Afus), dessa segunda (30). Já os professores (Adusb) deliberaram pela paralisação de um dia, no entanto, não ocorrerá nenhuma atividade na Uesb até a sexta (4). As duas categorias estão mobilizadas na porta Assembleia Legislativa da Bahia para pressionar os deputados a rejeitarem a PEC modifica o artigo 39 da Constituição do Estado, que regula o direito a estabilidade no cargo, entre outros direitos dos Servidores Públicos. Segundo as duas categorias o projeto de lei retirando direitos dos trabalhadores.



Dado o pontapé inicial para Brumado participar do Campeonato Baiano da Segunda Divisão em 2016

O grupo criador do Projeto 'Brumado Futebol Clube': Leandro, Vinícius, Manelão, Paulo Lôbo, Galego, Fequinha e Fezinho (Foto: 97NEWS)

A página do Futebol de Brumado começou a ser virada na noite desta segunda-feira (30), já que um grupo comandado pelo presidente da LBF – Liga Brumadense de Futebol, Emanoel “Manelão” Araújo, se reuniu para dar o pontapé inicial do mega projeto “Brumado Futebol Clube”, o qual irá proporcionar uma total reformulação do futebol da Capital do Minério, visando à participação da Seleção Brumadense, não mais no Intermunicipal, mas sim na Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Uma das primeiras ações do grupo será a formação de uma equipe especializada para a formatação do projeto, o qual já foi denominado de “Brumado em Primeiro Lugar”. O projeto passará obrigatoriamente pela profissionalização, então, diante disso, o grupo que é formado por: Leandro (Fisioterapeuta), Vinícius (professor de Educação Física), Galego, Fequinha, Paulo Lôbo, Fezinho, irá buscar apoio do comércio e da indústria local, como também da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores. Com o advento do Estádio “Gilbertão” que é certamente um dos melhores do interior da Bahia, Brumado ficou na obrigação de dar um salto e alçar voos mais altos, então, diante disso, a profissionalização é o caminho a ser trilhado, mas para isso, será necessária a união de todos os segmentos em busca desse objetivo, já que o potencial de nossos atletas é indiscutível, que somados a nova logística reúne todas as condições para que o futuro do futebol brumadense seja o mais positivo possível, bastando somente a consciência do empresariado, do setor industrial e da classe política, numa conjunção de forças para que esse projeto revolucionário seja operacionalizado, o qual, certamente, irá ser um divisor de águas na história do desporto local. O grupo estará realizando em breve um coquetel para lançamento do projeto “Brumado Futebol Clube”, onde será convocada a imprensa e o empresariado local. Também será feita uma pesquisa junto a torcida para a criação do Mascote e do Escudo da Seleção, que é outro ponto interessante. O presidente da LBF – Liga Brumadense de Futebol, Emanoel Araújo, falando ao 97NEWS, relatou que “chegou a hora da profissionalização de nosso futebol, pois temos todas as condições para isso, por isso acredito na força da união do empresariado, do setor industrial e da classe política nesse projeto que irá fazer com que Brumado venha a ocupar um lugar de destaque no cenário futebolístico da Bahia”. Muito empolgado ele finalizou citando que “nós temos a nosso favor o grande talento de nossos atletas, as condições totalmente propícias do Gilbertão e força de uma torcida apaixonada que sempre sonhou em ver Brumado na elite do futebol baiano, então, com a união de todos vamos fazer esse sonho se tornar realidade”. 



Eleições de 2016 não terão urnas eletrônicas, diz Judiciário, após corte de R$ 1,7 bi

Informação foi publicada na edição desta segunda do ‘Diário Oficial da União’. Contingenciamento impedirá o uso de R$ 1,7 bi do orçamento do Judiciário. (Foto: Reprodução)

Uma portaria publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (30) e assinada pelos presidentes dos tribunais superiores informa que o corte no orçamento do Judiciário vai inviabilizar as eleições de 2016 por meio eletrônico. Ao todo, o contingenciamento impedirá a utilização de R$ 1,7 bilhão do orçamento do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça Militar da União, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Justiça do Distrito Federal e Territórios e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A portaria é assinada por Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ; Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Laurita Vaz, vice-presidente do STJ e presidente em exercício do conselho da Justiça Federal; Antonio Levenhagen, presidente do TST; William Barros, presidente do Superior Tribunal Militar; e Getúlio Oliveira, presidente do TJDFT.



Violência: Tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (30) no Bairro São Félix

(Foto: Leitor 97NEWS via whatsapp)

A violência nos últimos dias em Brumado saiu um pouco do campo dos assaltos, indo para um terreno bem mais perigoso que é composto pelos homicídios, que são a principal referência para as autoridades medirem o grau de insegurança de um município. Após 2 mortes brutais em cerca de 48 horas, por pouco na noite desta segunda-feira (30) esse número não sobe para 3 em 72, já que uma tentativa de homicídio que teve como palco a Rua Benjamim Santos, no Bairro São Félix, onde 4 homens desceram de um veículo preto, todos com pedaços de pau na mão e abordaram um homem que começou a ser atacado, o qual não iria resistir muito tempo, mas, por sorte, vizinhos perceberam e começaram a gritar, fazendo um grande escândalo com berros “chama a polícia, chama a polícia”, o que acabou afugentando os 4 que fugiram rapidamente. O SAMU 192 chegou logo em seguida e levou a vítima da agressão para o hospital e as primeiras impressões é que houve ferimentos mais sérios. Amanhã a Polícia deverá emitir um boletim com maiores detalhes sobre o fato.