ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Beto Bonelly declara apoio a Fabrício Abrantes na disputa pela Prefeitura de Brumado

Última etapa de campanha para vacinação contra aftosa na Bahia começa nesta segunda

Incêndio atinge fábrica de produtos artesanais em Guanambi

Feriado de Páscoa promete ser chuvoso na para Bahia, aponta Inmet

Bahia tem 2º maior no número de divórcios no Brasil; números de casamentos caem

Aracatu: PM recupera veículo com restrição de roubo

Brumado: Pai ameaça filho de 13 anos com pedaço de pau e é detido pela PM

Inscrições para a 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas já estão abertas

Escritório Malaquias Advogacia e Assessoria Jurídica estará em novo endereço a partir de abril; confira

Brumado: Após decisão da Justiça, quase 50 beneficiados com prisão domiciliar vão cumprir pena em casa por tempo integral

Familiares de presos protestam contra suspensão de visitas e apontam opressão no Conjunto Penal de Brumado

Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria

Brumado: Homem acumula embalagens de remédios há 30 anos em sua residência

Suspeito de liderar organização criminosa na Bahia é preso em Minas Gerais

Empresária morre vítima de latrocínio em Cândido Sales; ela estava no sítio da família

Moradores do Bairro Novo Brumado enfrentam há 30 anos problemáticas com galeria pluvial

Vacinas contra dengue vencem em 30 de abril, mas encalham nos postos de saúde

Após polêmica com o recém chegado diretor do Conjunto Penal de Brumado, Seap designa policial penal para o cargo interinamente

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2020"

Brumado: Moradora do bairro Olhos D'água pede ajuda para construir telhado de casa

Foto: Luciano Santos l 97News

Uma moradora da Rua Celestino de Souza Lobo, 77, no bairro Olhos D'água, está pedindo ajuda para cobrir um pequeno sobrado da família. Vanusa de Souza, 79 anos, conta que há dez anos tenta terminar a casa e não consegue. Com o marido desemprego e apenas fazendo alguns serviços quando encontra, a família não dispõe de recursos para terminar o telhado do prédio. "Já tem dez anos que estou nessa luta, toda vez que chove minha casa é invadida pela água das chuvas. Para muitos as chuvas é uma benção, mas que Deus me perdoe, pra mim é um tormento", disse.  

Foto: Luciano Santos l 97News

Sem condições de dar andamento à construção da casa, Vanusa pede ajuda da população. "O que eu mais necessito nesse momento é madeira e telha. Como meu marido é pedreiro, ele mesmo pode colocar no lugar", disse a moradora. Além do casal, mais dois filhos moram no sobrado, um de 13 e outro de 20 anos, e segundo Vanusa, quando chove, eles precisam dormir na sala. "Quem querer vir aqui pode vir, minha cozinha molha tudo quando chove, eu não aguento mais essa situação de tanta água na minha casa", relata a moradora. Voluntários dispostos a contribuir podem entrar em contato por meio do telefone 77 9.9840-8517. 

 



Brumado: Coelba registra aumento no número de ocorrências após chuvas

Foto: Luciano Santos l 97News

Em nota enviada a Redação do site 97NEWS, a Coelba informou que registra, desde a última segunda-feira (02), elevação no volume de chamadas na região de Brumado, em decorrência das fortes chuvas, associadas a ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas (raios). "A empresa aumentou o número de equipes de prontidão e está atuando no restabelecimento da energia com a maior brevidade possível nas áreas afetadas", diz parte da nota. Ainda segundo a empesa, em algumas localidades, inundações e dificuldades de acesso têm comprometido o tempo de atendimentos das ocorrências. "A Coelba ressalta que manterá o reforço no contingente até que a situação entre em regime de normalidade". Conforme a empresa, em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a Coelba deve ser acionada pelo teleatendimento gratuito 116 ou pelo aplicativo para smartphones. "A companhia solicita aos clientes que durante a comunicação de interrupções no fornecimento tenham sempre em mão o número do contrato, o que facilita a identificação das ocorrências", finaliza a nota. 



Jovem volta a atacar veículos na BA-148; 'ela precisa de uma internação', cobram motoristas

Foto: Ilustrativa

Stéfani, que é moradora do bairro Olhos D'água, em Brumado, faz um alerta à população e às autoridades, principalmente. No último domingo (1º), quando trafegava em seu veículo com sua família, na BA-148 sentido Dom Basílio à Brumado e, por volta das 20h, no KM 18, uma pessoa que sofre de problemas mentais, arremessou uma pedra na direção do carro. "Foi um baita susto, eu grávida quase perdi meu bebê. Graças a Deus meus esposo conseguiu desviar e acelerou o carro com medo de assalto", disse a mulher. Por sorte, a pedra não atingiu sua família. Ela ainda disse que a pessoa estava vestida de com roupas masculina, mas que a silhueta era de uma mulher. "Eu tô fazendo este relato porque à um tempo atrás nós tivemos relatos de um fato parecido como este. De uma garota que estava jogando pedras nos carros nessa mesma rodovia", conta. A cidadã faz um alerta e pede providências urgentes às autoridades, pois a qualquer momento a jovem poderá ocasionar um acidente ou até mesmo uma tragédia. Ele falou ainda que ouviu inúmeros relatos dessa garota que mora na região de Itaquaraí. "Eu queria alertar a todos, essa não é a primeira vez, e pode continuar com outros motoristas", alertou Stéfani.

 



Jotinha 'O rei do WhatsApp' passa mal e é internado em Santo Antônio de Jesus

Foto: Reprodução l Rede Social

O influenciador digital Jotinha, de 52 anos, que ganhou fama nas redes sociais, passou mal na última segunda-feira (2) e foi internado em Santo Antônio de Jesus. Jotinha chegou ao centro médico com suspeita de falta de ar. De acordo com o Blog do Valente, o influenciador digital realizou o teste rápido da Covid-19, que deu negativo. Segundo informações dos familiares o humorista apresentou sinais de melhoras comparados a sua chegada ao hospital. Segundo publicação do Esporte Clube Bahia, clube do seu coração, Jotinha vai ser transferido para uma UTI em Salvador para ter um diagnóstico.



Brumado: Com 30 óbitos no município, não seria a hora de repensar as medidas sanitárias contra a Covid-19?

Foto: Composição l 97NEWS

Com 7.745 notificações da doença e 30 mortes por conta da Covid-19, a cidade de Brumado soma agora 2.472 casos confirmados do novo coronavírus. Do total de casos diagnosticados, 2.190 pessoas estão recuperadas, sendo 252 em tratamento. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 52% na Bahia, o que deixa as autoridades de saúde do Estado com um certo conforto. No entanto, um crescimento de casos no interior vem preocupando a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tanto que por diversas vezes, o executivo da pasta, Fábio Villas-Boas, usou a imprensa baiana para chamar a atenção sobre o assunto. Em Brumado, nos últimos meses o número de óbitos por causa da doença vem crescendo, e os casos ativos sempre se mantem acima dos duzentos. Para os especialistas em Saúde, para melhorar os indicadores no Brasil, só será possível com a presença de vacinas. Quanto mais vacinas, maior a possibilidade de conseguirmos imunizar toda a população. Mas enquanto isso, as regras sanitárias de distanciamento e de evitar aglomerações estão sendo quebradas com as Eleições Municipais 2020. Ao que parece, com o pleito municipal em sua reta final, ou seja, faltando apenas doze dias para o "direito a democracia", a população se esqueceu da doença e que o vírus ainda está nas ruas. Por outro lado, as medidas de segurança adotadas pela pasta municipal de saúde também estão sendo deixadas de lado e, não se fala mais em novas restrições como evitar aglomerações em eventos políticos. Ainda na Capital do Minério, os poderes da Justiça até que tentam punir os partidos, mas a mesma população que cobra, não apresenta provas concretas como: vídeos e fotos para que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público possam adotar medidas e punir as coligações. 

Foto: Reprodução l Rede Social

No feriado prolongado de Finados, milhares de pessoas lotaram as praias do litoral baiano. Também foram vistas aglomerações em rios da Chapada Dimantina e em bares e restaurantes de Brumado. Não fugindo da regra, os encontros políticos da cidade, também registraram número recordes de pessoas, e na sua maioria, não usavam máscara de proteção. E mais ainda, todos se abraçavam num verdadeiro "frenesi" que ainda inclui abraços e apertos de mãos. Segundo autoridades em Saúde, os impactos dessas aglomerações sobre os indicadores relacionados à pandemia só serão conhecidos em 15 dias, já que leva algum tempo para que apareçam os primeiros sintomas. A recomendação às pessoas que estiveram em alguma dessas aglomerações e começam a sentir sintomas semelhantes aos de uma gripe ou relacionados à perda de olfato e de paladar. O primeiro cuidado para minimizar possíveis danos é evitar a possibilidade de transmissão para parentes, principalmente em famílias que que residam idosos, diabéticos e portadores de doença cardiovascular ou com alguma comorbidade. Porque se não adotarmos essas medidas simples de contenção do vírus: até quando mais vamos perder outros brumadenses para esta doença?

 



Bahia: Governador declara emergência em 9 cidades afetadas por chuvas

Foto: Luciano Santos l 97News

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou, na terça-feira (3), situação de emergência em nove municípios da Bahia afetados pelas fortes chuvas que atingem parte do estado. De acordo com o governo estadual, o decreto será publicado hoje (4) no diário oficial, e será válido para as seguintes cidades: Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão. A medida terá validade de 90 dias. De acordo com o decreto, "fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução".



Criança de 6 anos e jovem de 23 são assassinados após discussão familiar em Ibicoara

Foto: Divulgação

Lucas de Araújo Barreto, 23 anos e Genivaldo da Cruz Santos, de apenas seis anos, foram assassinados após uma briga familiar, na noite da última segunda-feira (2), no bairro Renascer, no distrito de Cascavel, zona rural de Ibicoara, Chapada Diamantina. Segundo informações da Polícia Civil, quatro tiros foram deflagrados. O suspeito do crime é o irmão de uma das vítimas. Ele estava detido em São Paulo e havia chegado na região há cerca dois meses. A polícia realiza diligências em toda cidade, na tentativa de prender o suspeito. Os irmãos teriam discutido anteriormente por causa de uma moto. Outra criança, de 13 anos, também foi ferida pelos disparos, mas foi socorrida e encaminhada ao posto de saúde do distrito, estando fora de perigo. Os corpos das vítimas fatais foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Vitória da Conquista: PF realiza operação no combate a fraudes contra a Caixa Econômica

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (04), a Polícia Federal de Vitória da Conquista, deflagrou simultaneamente duas operações na Bahia. Segundo a PF, a ação visa combater fraudes na obtenção do benefício do seguro-desemprego e em empréstimos junto à Caixa Econômica Federal. Denominada de "Demissio", o Operação é conduzida pela Delegacia  da PF em Vitória da Conquista. Ainda segundo as investigações, o grupo simulava vínculos empregatícios fictícios mediante inserção de dados falsos nos sistemas públicos (CAGED e CNIS), bem como inseria anotações falsas nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social, com o objetivo de simular o preenchimento dos requisitos para requerimento e saque do benefício de seguro-desemprego. As fraudes investigadas ocorreram de maneira reiterada entre 2014 e 2019, totalizando, até o momento, mais de R$ 94 mil em prejuízos. Já a Operação "Persona Fcta", que ocorre em Ilhéus, Sul do Estado, a ação apura possível grupo criminoso dedicado à prática de estelionatos por meio de uso de documentos falsos para contratação de empréstimos perante a Caixa Econômica Federal. Os empréstimos eram realizados em diversas agências da CEF, especialmente nas cidades de Ilhéus e Itabuna, sendo que os investigados usavam documentos de identidade falsos criados com sua própria fotografia, ludibriando a empresa pública federal, prática similar à de um “dublê”. Ao todo, a quadrilha já fraudou mais de R$ 200 mil. Conforme a PF, no total, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca, além de medidas cautelares diversas e o bloqueio de R$ 94 mil em bens dos investigados. Os crimes investigados são os previstos nos artigos 171, § 3o, do Código Penal e 288 do Código Penal.



Brumado confirma o 30º óbito por conta da Covid-19, o novo coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97News

Na terça-feira (03), o município de Brumado registrou mais um óbito em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Desde o início da doença na Capital do Minério, 30 brumadenses perderam sua vida por cusa do vírus. Além disso, 2.472 casos já foram confirmados na cidade. O total de notificações suspeitas é de 7.745. Entre os diagnósticos: 09 internações, 252 pacientes em tratamento e 2.190 recuperados. No momento, 107 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.677 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Foto: Divulgação


Bahia teve a maior alta no preço do leite em outubro

Foto: Reprodução

O preço do leite captado em setembro e pago ao produtor em outubro avançou por mais um mês, renovando o recorde real da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com pesquisas, a “Média Brasil” líquida de outubro teve alta de 1,25%, chegando a R$ 2,15 o litro. A maior alta foi registrada na Bahia, onde a elevação chegou a 6,4%. Em Goiás e Minas Gerais, a valorização de setembro para outubro se limitou a 0,1%, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, as altas estiveram entre 3 e 4,5%. O avanço no preço é explicado pela maior concorrência das indústrias de laticínios pela compra de matéria-prima naquele mês, já que a produção de leite seguiu limitada e abaixo das expectativas dos agentes. Ao mesmo tempo, a demanda por lácteos permaneceu elevada. Os valores do preço do leite são 53,6% maiores que o registrado no mesmo mês do ano passado, em termos reais. Com isso, o preço do leite no campo registra alta real acumulada de 57,4% desde o início deste ano.



MEC envia mais R$ 90 milhões a estados para retorno presencial às aulas

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Para apoiar o retorno presencial às aulas nas escolas do ensino básico, o Ministério da Educação (MEC) liberou  R$ 90 milhões por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Os recursos se somam ao repasse de R$ 525 milhões inicialmente previstos, alcançando assim o total de R$ 615 milhões. De acordo com a Agência 61, a verba será repassada para que cerca de 117 mil escolas públicas estaduais, distritais e municipais para que possam adquirir e contratar serviços e equipamentos necessários para implementar os protocolos de segurança, auxiliando nas adequações necessárias para o retorno às atividades presenciais. Na Bahia, o governador Rui Costa declarou já ter equipado as escolas estaduais com pontos de lavagem e esterelização de mãos. No último dia 7, o MEC apresentou o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica. O documento produzido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) com o apoio das secretarias de Modalidades Especializadas e de Alfabetização oferece informações para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro. O Guia reúne normas técnicas de segurança em saúde e recomendações de ações sociais e pedagógicas. A decisão de retorno às aulas presenciais deve ser tomada por estados e municípios, de acordo com a orientação das autoridades sanitárias locais. 



Fiocruz espera começar a vacinar a população contra a Covid-19 até março

Foto: Reprodução

O Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade disse na segunda-feira (2) acreditar que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil — com formulação da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca — comece até março. “Temos a expectativa de que todo o processo de imunização comece a ser feito no primeiro trimestre de 2021”, disse Nísia Trindade. Nísia explicou que espera iniciar a produção já em janeiro ou em fevereiro. “A Agência de Vigilância Sanitária vai acompanhar todo o processo”, emendou. As informações são do site G1. Em agosto, Nísia disse que a produção iria começar em dezembro. Na ocasião, foi assinado um acordo entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e a AstraZeneca que previa transferência de tecnologia e 100 milhões de doses produzidas no Brasil. “Estamos nos preparando para receber 30 milhões de insumos farmacêuticos para 30 milhões de doses da vacina, entre dezembro e janeiro, e estaremos produzindo essas doses de vacina, e receberemos mais 70 milhões de doses logo a seguir, entre fevereiro e junho de 2021”, falou Nísia, em agosto. A Fiocruz no Rio trabalha com dois dos 11 projetos de candidatas a vacina contra a Covid-19, de acordo com levantamento do G1. Nísia não detalhou qual deles vai para a produção. Segundo o vice-diretor de desenvolvimento tecnológico de Manguinhos, Sotiris Missailidis, ambas já passaram por uma primeira etapa de estudos pré-clínicos, com camundongos, e foram seguras para os animais. Agora, os cientistas avaliam a geração de anticorpos e as respostas das células de defesa dos animais. A melhor das construções e das doses testadas vai para estudo de desafio – quando cientistas infectam os animais com o vírus e verificam se a vacina conferiu proteção. O próximo teste será em hamsters, previsto para novembro, e depois vêm, possivelmente, os macacos.



Chuva deixa carros quase submersos em Irecê e água invade hospital e delegacia

Foto: Reprodução l Vídeo

As chuvas que caíram em Irecê, no Centro Norte baiano, na noite de segunda-feira (2) causou diversos alagamentos. Em vídeos compartilhados na rede social dá para ver que alguns carros quase ficaram submersos devido ao volume de água. Segundo o site Bahia Notícias, há relatos de que a água também invadiu parte do Hospital Regional e da Delegacia da Polícia Civil. Conforme o site, um pluviômetro chegou a marcar 150 milímetros de chuva. Moradores também tiveram prejuízo devido ao temporal. Até o momento não foi informado se há desabrigados, além dos prejuízos causados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há 80% de chances de chover novamente nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4). 



Dia de Finados: Venda de flores cai 50% em Brumado durante pandemia

Foto: Luciano Santos l 97News

Em Brumado a garoa e um pouco de frio não desanimou quem foi visitar os entes queridos. Quem aproveitou para fazer um ganho extra foi o comerciante Petrônio Trindade, 53 anos, que vende flores em frente ao Cemitério Jardim Santa Inês. Segundo ele, as vendas não foram tão satisfatória. "Cheguei por volta das 04h da manhã, mas o movimento foi muito fraco, só veio melhorar a tarde. A pandemia afastou muita gente por causa da aglomeração". Ele também ressaltou que por conta da crise, as vendas caíram. "A venda de flores esse ano caiu bastante por causa da crise e está fraco para o comércio, por que estamos vendo a crise como está. Inclusive para este ano não quis investir em mercadoria, pois as coisas andam difíceis para as pessoas. Mas a gente não pode perder a esperança de vir melhoras para o povo”, conta o vendedor. 

Foto: Luciano Santos l 97News

O preço das flores varia entre cinco reais o arranjo mais simples até 30 reais com arranjos maiores. Outro vendedor, Antônio Bonfim, disse ao 97NEWS que as vendas caíram cerca de 50%. "Muita gente veio durante a semana visitar os entes, e evitaram o movimento do Dia de Finados. Então isso atrapalhou bastante as vendas", comentou o vendedor que há dez anos atua no Jardim Santa Inês. Mesmo sendo um feriado católico, alguns grupos religiosos tentavam levar, do seu modo, uma palavra de conforto e esperança a quem visitava os parentes já falecidos. 



Mesmo debaixo de chuva, Dia de Finados movimenta cemitérios em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97News

O Dia de Finados em Brumado foi de muita chuva e temperatura baixa. Mesmo chovendo boa parte do dia, a chuva não desanimou quem foi visitar os entes queridos que um dia partiram para o outro plano. As homenagens nos cemitérios brumadenses deste ano obedeceram às legislações municipais, o que incluiu a obrigatoriedade do uso de máscaras e evitar aglomerações no acesso aos espaços públicos. Nos dois cemitérios, que funcionaram entre 7h às 18h, a população seguiu as recomendações. Mesmo não estando com os seus pais enterrados no Cemitério Jardim Santa Inês, Adriana Oliveira, foi até o local para prestar homenagens aos seus entes queridos. "Meus pais foram enterrados em Salvador, mas todo ano eu venho e acendo uma vela para todos que desse mundo já partiram", disse. 

Foto: Luciano Santos l 97News

A Vanessa Meira também foi visitar um ente da família e destacou que a visita também pode acontecer fora da data. "A gente sempre lembra no Dia de Finados, mas eu particularmente sempre venho aqui fazer uma visita. Até mesmo para fazer uma manutenção na sepultura", afirma Vanessa. Além do Jardim Santa Inês localizado na rodovia BA-148, o Cemitério Municipal Senhor do Bonfim, no Centro da cidade também recebeu visitantes durante o Dia de Finados.



Caetité: Juiz suspende atos de campanha com aglomerações

Foto: Divulgação

A Justiça Eleitoral proibiu atos de campanha com aglomerações em Caetité. A decisão foi publicada na segunda-feira (2). A ordem do juiz Eduardo das Neves Britto, da 63ª Zona Eleitoral, veta reuniões, comícios, passeatas, caminhadas, carreatas e até as chamadas “motoatas”, eventos com motos. A medida visa conter a propagação do novo coronavírus na cidade e autoriza a ação da Polícia Militar a agir nos casos, dispersando os participantes. Até a última segunda, Caetité registrava 165 casos confirmados da Covid-19 com 5 óbitos provocados. Quatro candidatos concorrem à prefeitura: Aldo Gondim (PSD), Éder David (DEM), Valtécio Aguiar (PDT) e Wanderson Pimenta (Psol).



Brumado: Boletim aponta 258 pessoas em tratamento e 8 hospitalizados por conta da Covid-19

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (02), o município de Brumado registrou 2.445 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 7.653. Entre os diagnósticos: 08 internações, 29 óbitos, 258 pacientes em tratamento e 2.158 recuperados. No momento, 94 ainda aguardam resultado laboratorial e 4.675 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Clínica Mais Vida engajada na campanha oferece condições especiais para realização de Ultrassonografia da Próstata

Foto: Divulgação

O Novembro Azul é o mês dedicado às ações relacionadas ao Câncer de Próstata e à saúde do homem. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A Clínica Mais Vida abraçando essa importante campanha de conscientização está desenvolvendo uma campanha para marcar o Novembro Azul oferecendo condições especiais para a realização de ultrassonografia da próstata por via abdominal. A prevenção é o melhor remédio. Procure nosso urologista e realize os exames preventivos contra o câncer de próstata. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Eleições 2020: MPE opina pela não divulgação de pesquisa eleitoral em Brumado

Foto: Composição l 97NEWS

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), apresentou nesta segunda-feira (02), por meio do Promotor, Millen Castro Medeiros de Moura, da Promotoria Eleitoral da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, uma Manifestação nos autos do Processo n° 0600655-96.2020.6.05.0090, que se trata de uma representação contra uma Pesquisa Eleitoral realizada pela Opinião Pesquisa e Assessoria. A representação foi apresentada pela coligação "Um novo Caminho Para Brumado" formada pelos partidos: Republicanos, PDT, Podemos e Democratas, onde foi alegada que existem indícios de Divulgação de Pesquisa Eleitoral Fraudulenta pela empresa acima citada, como também indícios de outras irregularidades na realização das pesquisas, onde a empresa Brumado Urgente Eireli aparece como contratante, e segundo a Representação, pelo fato da empresa manter contratos com a atual Administração Municipal, levanta suspeitas quanto a origem dos recursos e os verdadeiros contratantes da pesquisa eleitoral. Na petição inicial a coligação Um Novo Caminho Para Brumado, entre outros argumentos relata que não houve o cumprimento dos requisitos postulados no artigo 33 da Lei das Eleições, pois não se especificou em quais bairros a pesquisa fora realizada, bem como salientou que o resultado seria tendencioso: “não é possível verificar em qual área foram feitos os questionários, tampouco o número de eleitores consultados em cada local da pesquisa, impossibilitando a fiscalização e o controle da lisura acerca dos resultados obtidos." 

Foto: Reprodução l Rede Social

A coligação questionou na Justiça ainda que o então candidato a releição, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já sabia do resultado da pesquisa, e para isso juntou ao processo um vídeo em que mostra o então Prefeito adiantando os resultados: "Como já citado no início da petição, o candidato Eduardo Vasconcelos, em um de seus eventos políticos, cita que fora realizada uma pesquisa no município e que fará outra, mencionando que 'o olho pequeno estava com 41% e o olho maior estava com 14% e Dr. Geraldo com 8%', conforme podemos verificar no vídeo no tempo 4m:28s, que teve grande circulação no aplicativo de mensagem. Dessa forma, demonstra, mais uma vez, a necessidade da suspensão da pesquisa solicitada por empresa que mantém contrato com a atual gestão municipal.” O Promotor Eleitoral corroborou com os argumentos da coligação Um Novo Caminho Para Brumado e manifestou-se pela procedência parcial dos pedidos da representação. "Diante do exposto, verificando-se a irregularidade na pesquisa eleitoral, registrada sob o número BA 03716/2020, o Ministério Público manifesta-se pela procedência parcial dos pedidos da representação, a fim de impedir a divulgação da pesquisa impugnada, sem, contudo, aplicar a pretendida multa requerida no item E da inicial porque não há, nos autos, provas de que o resultado da pesquisa tenha sido tornado público e o art. 17 da Resolução n° 23.600/2019 só pune a divulgação, e não a sua realização ou registro", conclui o Promotor Eleitoral Millen Castro Medeiros de Moura.

 



Polícia acaba com festa de paredão em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação l 46ª CIPM

Na noite do último domingo (1º), policiais da 46ª CIPM do município de Livramento de Nossa Senhora foram informados de que no bairro Jurema, acontecia uma festa com um "Paredão de Som". Diante dos fatos, segundo a PM, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), por volta das 19h, se deslocou ao local comprovando a veracidade dos fatos. Ao chegar ao local, a guarnição do Peto encontrou em torno de 500 pessoas que foram dispersadas. Os policiais também constataram ao chegarem ao local, que não havia mais som automotivo ligado, restando orientar as pessoas presentes que deixassem aquele local. Os presentes deixaram o local sem oferecer resistência.