ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR


Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Foto: Divulgação

Acesse gratuitamente a versão em áudio da Bíblia por meio do site oficial jw.org e do aplicativo JW Library. No ponto de ônibus, Taís aguarda o transporte público, ansiosa pelo tempo que terá que esperar até chegar ao seu local de trabalho. No entanto, ela sabe que usará esse tempo da melhor maneira possível: ouvindo textos bíblicos durante o trajeto. “A Bíblia em áudio é muito prática e está alinhada aos desafios da vida moderna, como a falta de tempo”, diz Taís. “Escutá-la enquanto me desloco alivia o estresse, me proporciona conhecimento valioso e não permite que minha mente vagueie pelos problemas, tornando o meu dia muito mais positivo”. As Testemunhas de Jeová produzem a Bíblia em áudio desde 1978, disponibilizando as gravações em dezenas de idiomas. Recentemente, a versão completa em áudio da Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada em português foi finalizada e pode ser acessada gratuitamente no site jw.org. Ela é resultado de um projeto iniciado em 2015 na sede das Testemunhas de Jeová no Brasil, localizada na cidade de Cesário Lange, no interior de São Paulo. O projeto usou cerca de 560 vozes para tornar os relatos bíblicos dinâmicos, emocionantes e cheios de vida. “Os leitores eram incentivados a estudar o personagem e o contexto do trecho a ser gravado por fazerem pesquisas e responderem a perguntas como: ‘Quem sou eu?’, ‘Como estou me sentindo no momento?’, ‘O que quero alcançar com essa fala?’, ‘Quero motivar, repreender ou consolar?’”, detalha Leandro Ramos, que participou na produção da Bíblia em áudio.



Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Foto: Divulgação

O Cartório Ofício Rodrigues - Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Brumado, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XX, Brumado, realizará casamentos civis coletivos e gratuitos, com data marcada para dia 08 de junho de 2024. A ação busca contemplar 50 casais de baixa renda inscritas no Cad Único ou com hipossuficiência devidamente comprovada. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 15/05. Os interessados devem procurar o Núcleo de Prática Jurídica da UNEB localizado na Rua Pompílio P. Moura Ribeiro, n° 158, Centro (em frente ao SAC). As inscrições devem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 10:30, e das 13:30 às 16:30. As vagas são limitadas.

 



Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Foto: Reprodução

O ex-secretário municipal Carlos Maguinho, "Maguinho, disse nesta quarta-feira (24) ser alvo de ataques por parte de alguns vereadores de Brumado. "Tenho sido alvo de ataques por parte de alguns vereadores, que, infelizmente, têm usado a imunidade parlamentar para agredir verbalmente minha pessoa em vez de apresentar projetos e trazer emendas para obras em nossa cidade. É triste ver representantes públicos preocupados mais com a vida alheia do que com o trabalho pelo povo", disse em suas redes sociais. Para o ex-secretário e pré-candidato e vereador, os ataques não vão lhe intimidar. "Quero deixar claro que esses ataques não irão me parar. Continuarei firme e forte no meu propósito de fazer o melhor pelo povo de Brumado. Estamos em um país democrático, onde tenho o direito de ir e vir onde quiser", afirmou. 



Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Foto: Reprodução

Um vídeo começou a viralizar após passageiros e testemunhas filmarem uma mulher que ficou com preso em uma van que, devido ao mal estado de conservação, cedeu na tarde desta terça-feira (23). A vítima foi levada para o hospital com escoriações, recebeu atendimento e foi liberada no mesmo dia. O veículo faz parte da frota do transporte intermunicipal, de responsabilidade da AGERBA, e o município não tem gerência sobre eles. Em nota, a empresa Confortrans disse que “o veículo em questão estava usando a faixa Confortrans; porém este mesmo veículo já havia sido afastado por total incapacidade operacional de danos materiais relativos a fortes chuvas que aconteceram em toda a região metropolitana de Salvador. Em um ato impensado e erro de nossa fiscalização interna, o operador retornou à linha sem a devida permissão, o que resultou na ocorrência em questão. Assumimos e nos responsabilizamos por qualquer eventualidade” relatou. A empresa disse também que já está em contato com a passageira, onde prestaram todo suporte e assistência necessária. 

 



Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Foto: Reprodução

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta semana pela Aliança Nacional LGBTI+, cadastrou 150 pré-candidaturas em todo o país, sendo 132 de pessoas LGBTI+ e 18 de pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito. O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, Cláudio Nascimento, informou nesta quarta-feira (24)  que pessoas que pretendem concorrer à vereança e à prefeitura nessas eleições podem se cadastrar no Programa Voto Com Orgulho, existente desde 2016. Nascimento afirmou que, no programa, o objetivo é estimular maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições, de caráter suprapartidário. “Não temos preferência por nenhum partido, porque é um trabalho não governamental, e entende que cada um se organiza do jeito que achar melhor”.





Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Leonardo Alexandre da Silva - Foto: Divulgação

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida, na terça-feira (23), suspeita de matar o próprio irmão a facadas no município de Iuiu, Sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia, a vítima foi identificada como Leonardo Alexandre da Silva, de 23 anos. Ele foi socorrido por familiares para um hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos. A adolescente relatou à Polícia Civil que atingiu o irmão com facadas porque ele estava agredindo ela com socos no rosto. Ela disse que desferiu um único golpe no pescoço dele. O rapaz ainda teria corrido atrás dela para continuar as agressões, mas caiu no chão por causa do ferimento. O corpo de Leonardo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi. A adolescente apreendida foi levada à delegacia de Guanambi, onde segue à disposição da Justiça.



Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nesta quarta-feira (28) o novo limite de juros de 1,68% ao mês para essas operações. O novo teto é 0,04 ponto percentual menor que o limite atual, de 1,72% ao mês, nível que vigorava desde fevereiro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,55% para 2,49% ao mês. As medidas entram em vigor oito dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias. Normalmente, o prazo seria cinco dias, mas foi estendido a pedido dos bancos. Assim como nas últimas reuniões, os bancos têm votado contra a medida, alegando descompasso entre os juros do consignado e a realidade do mercado financeiro. Com o novo teto, os bancos oficiais terão de reduzir as taxas para o consignado do INSS para continuarem a emprestar pela modalidade. 

 



Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Foto: Divulgação

Um homem foi preso em flagrante em Itambé acusado de tráfico de drogas e porte irregular de munições. Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu no bairro Felipe Achy, na última segunda-feira (22). O acusado, que não teve o nome informado, é apontado com envolvimento na morte de Alessandro Soares Santos. A vítima foi morta a tiros na madrugada do domingo (21), na Rua 2, no bairro Durvalina Andrade. Ainda segundo a polícia, o crime teria relação com a disputa pelo tráfico de drogas na cidade. Membro de um grupo criminoso da cidade, o homem preso ainda é investigado por participação em outro homicídio. Durante a ação, o acusado tentou fugir, mas foi interceptado pelos policiais. Na casa dele, os agentes apreenderam munições de calibre 38 e uma balança. O acusado e o material foram encaminhados para a delegacia do município.



Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Foto: Reprodução

Um professor de teatro do município de Itapetinga, Centro sul do Estado, é procurado pela Polícia Civil por crimes de violência sexual contra alunas. O crime de posse sexual mediante fraude, contra três adolescentes, segundo a Polícia, ocorreu durante os anos de 2016, 2017 e 2018. No boletim de ocorrência, registrado pelo Núcleo Especial de Atendimento a Mulher (Neam), consta que o suspeito lesava as vítimas sob a condição de que os atos sexuais fariam parte das práticas de teatro e artes cênicas ministradas por ele. Conforme a Polícia Civil, o homem cometeu os crimes enquanto atuava como professor em um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) através da contratação pela prefeitura, além de possuir turmas de teatro particulares. Uma das vítimas relatou que o professor induzia os alunos a participarem de uma experiência chamada ‘laboratório’, que era o momento em que as vítimas eram abusadas. “Ele sempre falou que precisava fazer laboratórios, para mergulharmos no personagem, para termos uma outra percepção do teatro e nos tornarmos atrizes de verdade. Esse laboratório era só ele e a pessoa”, disse. De acordo com a Polícia Civil de Itapetinga, o professor costumava levar as estudantes até a sua casa para realizar a ‘experiência’. Diligências estão sendo realizadas para localizar o acusado.

 



Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Foto: Divulgação

O Mutirão Saúde em Ação Brumado continua e novas datas para o tratamento de varizes foram divulgadas. Nos próximos dias 18 e 19 de maio o atendimento nesta área retorna. Essa mega oferta de serviços é uma realização da Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Para conseguir uma vaga, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e levar os documentos pessoais, como RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Mais de 19 mil procedimentos já foram realizados desde que o Mutirão começou, em janeiro deste ano. Ao todo, cerca de 26 mil atendimentos devem ser realizados nas áreas de tratamento de varizes, consultas e cirurgias oftalmológicas e cirurgias eletivas. Para mais informações procure a UBS mais próxima de sua casa. 

 



Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Foto: Divulgação

A oratória é a arte de falar em público de forma eficaz e persuasiva. É a habilidade de se expressar verbalmente com clareza, fluência para transmitir uma mensagem de maneira convincente e impactante para uma plateia ou audiência. Ela engloba não apenas o domínio das palavras, mas também o controle da voz, expressão corporal, postura, entonação e gestos. É uma forma de comunicação que busca cativar e envolver o público, seja para informar, persuadir, inspirar ou entreter. Mais uma vez: "Quem faz, sai falando bem", o renomado professor e advogado Jorge Malaquias Filho traz para Brumado e Região a oportunidade de mais uma turma do Curso de Oratória. Confira:

- Dia: 11 de maio (Sábado)

- Horário: 08h às 12h / das 13h30 às 17h

Mas atenção! As vagas são limitadas. Saiba mais informações no link (veja aqui).


 



Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Foto: Reprodução

Uma professora, de 48 anos, foi lesada em pelo menos R$ 160 mil em um caso chamado de "estelionato sentimental". Segundo a TV Santa Cruz, o suspeito pelo golpe é um ex-namorado da vítima, que reside no Espírito Santo. A delegacia de atendimento à mulher [Deam] de Teixeira de Freitas já abriu um inquérito para apurar o caso e testemunhas foram intimadas para prestar depoimentos até o final do mês. Ainda segundo informações, a vítima, identificada como Núbia Araújo, descobriu o golpe em janeiro, mas só registrou recentemente um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Para ajudar o acusado, a mulher contraía empréstimos bancários. Conforme relato da professora, dois meses após iniciarem um relacionamento à distância – ela em Teixeira de Freitas, enquanto ele, em São Mateus (ES) – ela conta que o homem começou a pedir ajuda financeira. A primeira era de R$ 10 mil e uma outra chegou a R$ 150 mil. Como não havia sinais de que o namorado pagasse o empréstimo, ela foi ao Espírito Santo e percebeu que tinha sido enganada. Caso seja condenado, o homem pode receber pena de dez anos de reclusão. Um inquérito do caso foi instaurado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Teixeira para investigar um estelionato ocorrido naquele município durante o final do ano passado. A vítima teria se envolvido amorosamente com um homem, que a induzia a retirar empréstimos bancários em seu nome. Oitivas interrogatórias estão sendo realizadas para esclarecer o caso.



Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Campeonato Brumadense de Futebol começa neste final de semana. Nesta edição de 2024, 10 times estão participando da disputa que deve durar cerca de 3 meses. A competição é organizada pela Liga Brumadense de Futebol no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o "Gilbertão". O Campeonato já começa neste sábado, às 16h, com um confronto entre os times Magnesita e Boleiros. Já no domingo, no mesmo horário, entram em campo os times Lapinha e Feirense. Vila, Santos, Espinheiro, São José, Real São Félix e Lapinha também estão participando do Campeonato.



Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Foto: Reprodução

Uma decisão da Justiça Eleitoral em Vitória da Conquista, no Sudoeste, ordenou que a prefeita Sheila Lemos (União) remova postagens publicadas nas redes sociais dela de atos da gestão. A medida foi tomada nesta terça-feira pelo juiz Wendel Cleuber Oliveira Lopes. O pedido foi feito pelo diretório do PSB que acusou as postagens de propaganda eleitoral antecipada. Pela sentença, Sheila Lemos, que é pré-candidata à reeleição, terá que remover as postagens feitas no Instagram e não repeti-las em todas as redes sociais. Em caso de desobediência à medida, a gestora vai ter de arcar com multa de R$ 10 mil. Ainda na decisão, o juiz apontou que a prefeita aproveitava a conta dela no Instagram, com 77 mil seguidores, para capitalizar atos da gestão. “Ora, num Município com mais de 255 mil eleitores, numa Eleição Municipal, postagens reiteradas em redes sociais com mais de 77 mil seguidores tem a aptidão de influenciar a participação do público no pleito vindouro”, diz trecho da sentença. As informações são do site Bahia Notícias.



Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A primeira rodada da Copa Brahma de Futsal disputada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro em Brumado, foi marcada pela boa pontaria e chuva de gols das equipes que deram espetáculo em quadra, além da excelente organização do evento, que vem arracando elogios dos torcedores que estão acompanhando o evento. Reunidos os jogos da quinta-feira (18) e da sexta-feira (19), foram anotados 36 gols, uma média de 09 gols por partida que teve os seguintes resultados. Na quinta-feira, ArteFerro 4 X 2 São Félix, no segundo jogo, Laricas 5 X 4 Poeirão. Já nos jogos da sexta-feira o Vitória bateu o Dom Basílio por 7 X 4, enquanto que a equipe União venceu o Barra de Cimento por 6 X 4. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A chuva de gols e bom nível técnico das equipes vem criando expectativas nos torcedores que simulam os resultados e preferências para as disputas da rodada desta semana. Mas além dos boa jogos nas quatro linhas, vale ressalta o padrão de boa organização do evento que conta com toda uma logística para recepcionar bem os torcedores e manter a segurança do evento. Presença marcante do 24° BPM, com reforço da GCM local, ambulância de primeiros socorros. Uma variada praça de alimentação e para coroar, show musical com Cris Pimenta abrilhantando a noite de sexta-feira. Idealizador do evento, Alecarlos Pires pontua a presença do grande público e reforça o convite para os próximos jogos. "A torcida tem sido um show a parte e só temos que agradecer a todos que estão prestigiando nosso projeto com muita resenha, companheirismo e paz nas arquibancadas. Estendemos nosso agradecimentos a todos os parceiros que muito tem colaborado para o bom andamento da nossa primeira copa Brahma de Futsal, quinta tem mais", finalizou.



Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Foto: Reprodução

Uma caçamba desceu desgovernada e assustou moradores da Rua Bela Vista, no Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado. O incidente, que aconteceu na manhã desta terça-feira (23), deixou um rastro de destruição em seu caminho. O veículo, que estava estacionado na via, foi deixado ligado pelo seu proprietário, o qual começou a se mover sem controle. Em sua trajetória, a caçamba colidiu violentamente com uma árvore e derrubou um poste, espalhando destroços pelo local. Por sorte, a ausência de pedestres na área evitaram uma tragédia. Após percorrer cerca de 300 metros desgovernada, a caçamba finalmente parou em uma ribanceira.



Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Foto: Reprodução

Uma idosa, de 71 anos, e a filha dela, de 44, morreram após serem atropeladas na noite de segunda-feira (21) em Guanambi, no Sudoeste baiano. As vítimas foram identificadas como Senhorinha da Silva e Marli Senhorinha da Silva, mãe e filha, respectivamente. O fato ocorreu em um trecho da BR-030 na altura do trevo que dá acesso ao distrito de Morrinhos, na zona rural do município. As vítimas tinham descido de um ônibus onde haviam voltado para tratamento de saúde em Vitória da Conquista, também no Sudoeste, quando atravessaram a via e foram atingidas por um caminhão baú. Uma ambulância do Samu foi acionada, mas as vítimas não resistiram. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Ainda segundo informações, a delegacia de Guanambi deve abrir um inquérito para apurar o acidente. O motorista do caminhão foi ouvido após a ocorrência. 



Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com validade até o dia 30 de abril, que ainda não foram aplicadas, sejam utilizadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo. A parceria, que conta também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, tem desenvolvido iniciativas de incentivo de vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas. Em 2024, no período até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.



Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR

Foto: Reprodução

Em quase 40 dias, mais de 40% dos contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 15h30 desta terça-feira (23), a Receita Federal recebeu 17.337.749 declarações. Isso equivale a 40,3% das 43 milhões de declarações esperadas para este ano. O prazo de entrega da declaração começou às 8h de 15 de março e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras. Segundo a Receita Federal, 75,7% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 13,8% terão que pagar Imposto de Renda e 10,4% não têm imposto a pagar nem a receber. Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas 43 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde do ano passado, quando o Fisco recebeu 41.151.515 documentos. Quem enviar a declaração depois do prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.