97 News
publicidade
 
Vídeo em Destaque
 
Homenagem ao Dia do Professor
 
Mais vídeos
 
publicidade
 
Facebook
 
publicidade
03.Set.2015
 
Brumado se aproxima de uma epidemia de Zika, que já é considerada também como uma nova DST
 

(Fotomontagem: 97NEWS)
 
O nome já é uma alusão negativa, já que “zika” na linguagem popular está diretamente atrelada ao azar, mas na linguagem científica isso se tornou uma nova doença que tem sobre si vários mistérios ainda. Tendo o conhecimento que o número de casos da Zika Vírus vem aumentando de forma preocupante em Brumado, o 97NEWS falou na manhã desta quinta-feira, dia 03, com o coordenador do Setor de Endemias, Fábio Azevedo (foto abaixo) que confirmou que “realmente Brumado está muito próxima de uma epidemia de Zika Vírus, já que temos 76 casos notificados e a tendência é que esse número aumente”. Questionado sobre os principais sintomas desta nova doença ele respondeu que “o principal sintoma é o vermelhidão pelo corpo, mas também a pessoa fica com edemas pelo corpo, inchaços nas articulações e uma febre moderada”. Sobre as formas de contágio ele explicou que “a principal é a mesma da Dengue, ou seja, o vírus é transmitido pelo mesmo mosquito, o aedes aegyptis, mas é bom salientar que já ficou provado que a Zika Vírus pode ser transmitida também por meio de relações sexuais, tanto que ela já é considerada uma nova DST, então o uso do preservativo é vital nesse sentido, mesmo entre os casais”. 
 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)
 

 
(0) comentário(s)
03.Set.2015
 
Com participação efetiva da Guarda Municipal, gerentes do tráfico são presos pela Polícia em Itambé
 

A prisão mostrou a força da GCM de Itambé (Foto: Divulgação Polícia Civil)
 

A Operação Liderada pelo Investigador Civil Paulo Rucas, com o apoio fundamental da Guarda Civil Municipal, por meio dos GCM’s Gilberto Leite e Divanildo (Durex), ocorreu na tarde desta quarta (02), onde resultou na Prisão de dois jovens, sendo um de pré-nome Marcinho e outro Vulgo “Macaquinho”. Eles são considerados pela Polícia como gerentes do tráfico em Itambé. Marcinho foi preso no Bairro Sidney Almeida (Bairro Novo) e “Macaquinho”, como é conhecido no mundo do tráfico, foi preso na Durvalina (Casinhas). Com eles foram encontradas uma grande quantidade de crack e cocaína, e vários comprovantes de depósitos bancários, que somam mais de R$ 10.000,00, sendo supostamente movimentação de todo o trabalho executado no tráfico de droga. Os Jovens, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à DEPOL de Itambé, onde permanecem à disposição da Justiça.


 
(0) comentário(s)
03.Set.2015
 
Herzem Gusmão classifica como infelizes as declarações do prefeito Guilherme Menezes
 

O deputado Herzem Gusmão foi contundente em seus comentários a respeito das declarações do prefeito Guilherme Menezes (Foto: Arquivo 97NEWS)
 

O deputado estadual Herzem Gusmão, não deixou por menos e resolveu dar uma resposta à altura as hilações que foram proferidas pelo prefeito Guilherme Menezes ao jornalista Giorlando Lima. Com uma postura firme, Gusmão, na manhã desta quinta-feira (03), classificou como "infelizes" os comentários do prefeito e ainda destacou que ele não aceita ser questionado. O presidendo do PMDB conquistense ainda disse que Menezes é teatral e gosta de se fazer de vítima para conquistar a opinião pública. Ele ainda relatou projetos em prol do desenvolvimento da cidade que, segundo ele, estão "engessados" e comprovariam fraqueza política do prefeito. “Vamos nos ater somente a questão do aeroporto e da barragem, projetos que têm o nascedouro na vontade popular, mas que, não vêm avançando devido à indiscutível fraqueza política". 


 
(0) comentário(s)
03.Set.2015
 
Águia de Haia: Prefeito de Livramento se defende em nota garantindo que não houve desvio de recursos
 

O prefeito Paulo César Azevedo diz estar tranquilo e acredita no esclarecimento total dos fatos (Foto: Arquivo 97NEWS)
 

O prefeito municipal de Livramento, Paulo César Cardoso de Azevedo, foi um dos dez gestores que acabaram tendo os seus bens bloqueados pela Justiça, após a deflagração, por parte da Polícia Federal, da investigação que foi batizada de Águia de Haia, que vem apurando possíveis desvios dos recursos do Fundeb. Azevedo não quis se aprofundar sobre a decisão da Justiça no bloqueio de bens, mas, garantiu, por meio de nota oficial, que não pode ser culpado por uma investigação que ainda não foi concluída e que não teve ainda a sentença transitada em julgado, ou seja, ele acredita que poderá reverter essa situação por meio de um recurso, já que a jurisdição lhe dá esse direito, pois o processo ainda está na fase de acautelamento. Na nota também está citado que não houve, em momento algum, desvio do recurso público. Também é externada a confiança de que tudo seja devidamente esclarecido pela Justiça. Confira a nota na íntegra: 

 

(Reprodução)
 

 
(0) comentário(s)
03.Set.2015
 
Brumado: Quarto homicídio do ano pode revelar dados controversos sobre a violência no município
 

Imagem Ilustrativa (Arte: 97NEWS_
 

Não é necessário um grande aprofundamento sobre as matérias veiculadas na mídia local tendo como tema a segurança pública a cidade para se chegar a uma avaliação de que Brumado é um município violento, já que o índice do número de assaltos, furtos, arrombamentos e das ocorrências envolvendo o tráfico de drogas são acima da média.  Esta seria a análise popular, mas a que realmente norteia as ações de combate ao crime é o índice de homicídios, que acaba criando um paradoxo, pois o número é baixo. Nesta quarta-feira, dia 02, foi registrado o 4º homicídio na cidade, que, na verdade, pode revelar um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, já que o motociclista encontrado morto por dois tiros pelas costas no KM 328 da BR-030, trecho que liga Brumado a Sussuarana, ao que tudo indica, teria fugido de assaltantes que dispararam contra ele. Elucubrações “sherlockianas” à parte, o fato é que, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado tem como base de avaliação do quadro de violência, os índices de homicídios na cidade, é bem capaz que a população brumadense continuará amargando a falta de um contingente policial que venha a suprir a grande demanda do crescimento da criminalidade, além do que o aparelhamento das polícias continuará defasado. Um exemplo muito próximo é o de Vitória da Conquista que já registrou 90 homicídios no ano, sendo considerada uma das cidades mais violentas da Bahia. Guardadas as devidas proporções, se for feito uma comparação por índice populacional, Conquista tem 7 vezes mais habitantes do que Brumado, então, diante disso, Brumado para ter o mesmo nível, seriam necessários registros de 18 homicídios até agora, então, a distância seria grande, pois de 4 para 18, existe uma déficit de 12. A população que cada vez mais está aflita com a ação mais implacável dos assaltantes, que até policiais estão assaltando, como foi o fato recente que ganhou a mídia, onde um tenente coronel do CB foi vítima de um assalto, espera que não seja somente o número de homicídios na cidade que seja a base para uma ação mais robusta para a melhoria da segurança pública na cidade, que vive um momento delicado, principalmente com o tráfico de drogas, pois Brumado é reconhecida pelas próprias autoridades como polo de distribuição regional, o que por si só demandaria um maior contingente policial e um melhor aparelhamento para a 34ª CIPM e para a 20ª Coorpin. É necessário se rever esse conceito atual, já que a criminalidade se especializou e o combate não pode ser apenas no plano ostensivo, tem que haver um setor de inteligência eficaz, para que haja uma reversão dessa expectativa assustadora. 


 
(0) comentário(s)
03.Set.2015
 
Família continua a procura de adolescente que está desaparecida há 4 dias
 

O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Jaguaquara e na sede do Conselho Tutelar local (Foto: Divulgação)
 

A família de Alana Silva dos Santos, de 15 anos, está à procura da adolescente, desaparecida desde segunda-feira (31/8), quando ela saiu de casa, no bairro São Jorge, em Jaguaquara, para estudar no Colégio Estadual Pio XII – CEEP e não retornou. Familiares disseram  ter realizado buscas pela garota na região, mas sem êxito. Afirmaram ainda terem sido informados de que Alana teria sido vista por populares na cidade de Maracás. A adolescente não havia retornado até a madrugada desta quarta-feira (2/9). O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Jaguaquara e na sede do Conselho Tutelar local. Quem obtiver informações sobre o paradeiro de Alana Silva dos Santos entrar com contato pelo telefone (73) 9147-8761 e falar com a família do adolescente.


 
(0) comentário(s)
03.Set.2015
 
Colisão entre ônibus da Novo Horizonte e carreta deixa cinco feridos na BR-242
 

Foto: Blog do Braga
 

Cinco pessoas ficaram feridas em uma colisão entre um ônibus e uma carreta bitrem, na BR-242, na Serra da Pirajiba, próximo ao Povoado do Javi, município de Muquém do São Francisco. O acidente aconteceu por volta das 8h da manhã desta quarta-feira (26). As vítimas foram socorridas pelo SAMU para o Hospital de Ibotirama-Ba. Com o impacto da batida ambos os veículos tombaram às margens da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente. As causas do acidente não foram divulgadas.



 
(0) comentário(s)
02.Set.2015
 
Violência sem Limites: Vitória da Conquista contabiliza marca cruel de 90 pessoas assinadas em 2015
 

(Foto: Reprodução)
 

Um jovem de 17 anos foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (1º de setembro), no bairro Guarani, em Vitória da Conquista. O crime tem o mesmo "modus operandi" dos homicídios relacionados ao tráfico de drogas que vem aumentando de forma avassaladora na cidade. Com este homicídio, Vitória da Conquista contabiliza a marca cruel de 90 pessoas assassinadas no ano de 2015. O fato aconteceu na Rua Juquita França. Segundo testemunhas, homens armados saíram de um carro e se aproximaram do jovem, disparando vários tiros contra a vítima. O jovem não teve chances de reação e morreu no local, apesar dos esforços da equipe do SAMU 192 em buscar salvá-lo. Os indícios de um acerto de contas são bem plausíveis, mas somente um comunicado oficial da Polícia Civil poderá comprovar a motivação do crime. 


 
(0) comentário(s)
02.Set.2015
 
Lei obriga bancos a disponibilizar cadeiras para clientes em espera
 

A Lei prevê que para cada caixa existam no mínimo cinco cadeiras (Foto: Reprodução)
 

Foi publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município (DOM), a Lei 8.879/15 que regulamenta a instalação de cadeiras aos usuários de agências bancárias em Salvador. De acordo com a Lei, todas as agências devem possuir cadeiras proporcionalmente ao número de caixas funcionando. Cinco cadeiras devem estar disponíveis para cada caixa. Em nota, a Federação Brasileira de Bancos afirmou que as agências bancárias da capital irão analisar a lei e seus impactos. O banco que não cumprir a determinação vai estar sujeito a advertências além de multas, que podem chegar até 10 mil reais. Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), a lei só entrará em vigor daqui a 90 dias. "Como o código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma norma de caráter especial para proteger os vulneráveis, se tratando de uma nova legislação que venha dar conforto ao consumidor, a Codecon estará atenta ao cumprimento da lei", afirmou a assessora jurídica da Codecon, Edinélia de Almeida. A legislação ainda dispõe de diferenciações para clientes especiais. "Se uma agência tem três caixas funcionando, ela tem que dispor de 15 assentos. Se tem dois caixas preferenciais tem que ter 10 cadeiras separadas para estes consumidores", afirma Edinélia. Entre as maiores reclamações dos clientes estão as enormes filas e ao desrespeito a lei 5.978/2001, que limita o tempo máximo de atendimento nos caixas em 15 minutos. Sobre esta norma, a Codecon afirma que já faz um estudo dos bancos recorrentes em não cumprir a lei na capital. "É importante ressaltar que mesmo estando sentados em cadeiras, a lei dos 15 minutos continua valendo para o atendimento", completa Edinélia. 


 
(0) comentário(s)
02.Set.2015
 
Alunos do período noturno do GV fazem protesto e saem em defesa dos professores substitutos
 

Os alunos saíram em defesa dos professores e garantem que não irão entrar mais em sala de aula até que a situação seja resolvida (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)
 

A situação da Educação a nível Estadual continua crítica em vários setores e os profissionais, principalmente os professores substitutos, que atuam nas escolas de Ensino Médio de Brumado começam a não suportar mais os atrasos salariais, que já chegam a 5 meses e já iniciaram um movimento paredista. A reportagem do 97NEWS esteve na Escola Estadual Getúlio Vargas na noite desta terça-feira, dia 01, onde foi deflagrado um movimento de paralisação de 6 professores substitutos que atuam na referida unidade, o qual conseguiu atrair a adesão dos alunos que deram total apoio ao movimento e não irão mais entrar em sala de aula a partir de hoje (02). Segundo os professores o atraso salarial já chega a 5 meses e o que é pior, além de não estarem recebendo, os salários foram cortados pela metade, ou seja, foram reduzidos para a faixa de R$ 500,00, o que foi classificado por eles como vergonhoso. Os alunos também foram ouvidos e estão fechados no apoio aos professores, mesmo sabendo que serão os maiores prejudicados, inclusive tendo que estudar no período das férias. Eles prometem conseguir ganhar também a adesão dos alunos do período matutino e vespertino, visando dar mais musculatura ao movimento. A pauta principal dos professores substitutos é que o salário seja imediatamente revisado e, no mínimo, volte a ser como o do ano de 2014, onde eles ganhavam o dobro do que ganham hoje. 


 
(0) comentário(s)
02.Set.2015
 
Águia de Haia: 10 prefeitos baianos têm bens bloqueados; metade é filiada ao PDT
 

(Foto: Reprodução)
 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou o bloqueio dos bens de 10 prefeitos baianos após as investigações da operação “Águia de Haia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que identificou desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça em 20 de julho e atinge os prefeitos de Camamu (Emiliana Assunção Santos - PP), Itapicuru (José Moreira de Carvalho Neto - PDT), Livramento de Nossa Senhora (Paulo César Cardoso de Oliveira - PRP), Mairi (Raimundo de Almeida Carvalho - PDT), Mirangaba (Dirceu Mendes Ribeiro - PDT), Nova Soure (José Arivaldo Ferreira Soares - PDT), Paramirim (Júlio Bernardo Brito Vieira Bittencourt - PSD), Ruy Barbosa (José Bonifácio Marques Dourado - PT), Teixeira de Freitas (João Bosco Bittencourt - PT) e Uauá (Olímpio Cardoso Filho - PDT). A polícia suspeita que o esquema tenha desviado o montante de R$ 57 milhões em verbas federais para o uso exclusivo na área da educação. O registro dos autos, no entanto, não foram localizados nos sistemas da Justiça Federal ou do TJ-BA.


 
(0) comentário(s)
01.Set.2015
 
BR-030: Mistério do incêndio em Citroen C4 é esclarecido
 

O momento em que o Citroen começou a pegar fogo foi registrado (Foto: 97NEWS)
 

Um fato que aconteceu no último dia 23 de agosto que envolveu um veículo Citroen C4, placa JRC 4091, o qual acabou sendo devorado pelas chamas em um incêndio próximo ao Aeroporto Sócrates Marianne Bittencourt , sendo que o fato ainda não tinha sido explicado até agora, mas, na manhã desta terça-feira, dia 01, o repórter Marcos Paulo conseguiu desvendar o mistério, ao encontrar a proprietária do veículo, a advogada Maria Solene, que veio de Salvador a Brumado para esclarecer o fato junto à Polícia Civil. A primeira coisa que ela fez questão de dizer é que o veículo estava em nome do seu irmão e estava bem conservado, rechaçando assim as conjecturas de que o mesmo poderia ter sido produto de roubo e o incêndio ter motivação criminosa. Muito serena e mostrando uma grande fé cristã, ela declarou que “primeiramente tenho que agradecer ao Senhor Jesus por ter nos dado esse livramento, pois andei no carro aquele dia mesmo”. E continuou explicando que “meu sobrinho tinha me levado para Salvador e precisou voltar para Caculé por que a filha apresentou uma enfermidade, então permite, foi ai, na volta, quando estava na BR-030, próximo ao Aeroporto, ele sentiu um forte cheiro de gasolina que foi seguido por uma fumaça e ai as chamas se iniciaram, mas por intervenção divina apareceram uns caminhoneiros na hora e conseguiram tirar ele do carro, que acabou sendo devorado pelas chamas tendo perda total”. Questionado sobre os motivos que podem ter causado o acidente ela respondeu que “ao que tudo indica uma peça que foi colocada para reduzir o consumo de combustível escapou, causando o vazamento, mas somente a perícia poderá comprovar isso”. E finalizou dizendo “como diz o ditado, foram os anéis e ficaram os dedos e o que nos resta é agradecer a Deus por nossas vidas terem sido poupadas”.  


 
(0) comentário(s)
01.Set.2015
 
Brumado: Caravana de cães errantes desfila pelas ruas da cidade; autoridades continuam omissas
 

A caravana de Cães Errantes desfilando pelas ruas do centro da cidade (Fotomontagem: 97NEWS)
 

Para muitos Brumado se tornou, infelizmente, uma “terra de ninguém”, esquecida pelas autoridades, que parecem muito mais preocupadas com interesses outros, do que o desenvolvimento socioeconômico do município, que vem amargando grandes perdas e tendo uma grande reversão de expectativa, já que era visto como um grande polo regional, mas acabou tendo sim uma notoriedade, mas só em pontos negativos como o tráfico de drogas. Diante deste cenário pessimista, uma questão voltou a incomodar a população, que é a situação dos cães errantes que vagam pela cidade. O número desses animais aumentou muito nos últimos tempos, já que existe um verdadeiro “balaio de gato” entre as autoridades, num jogo de empurra que tem feito a situação somente piorar. Esta “saga selvagem” em pleno século da informação, - que tem de um lado os defensores de animais, os quais, com poucos recursos fazem das “tripas coração” para tentar defender a causa e, na outra extremidade, as autoridades em geral que parecem insensíveis e alheias às graves consequências desta atitude-, parece se agravar a cada dia e, na manhã desta terça-feira, primeiro dia do mês de setembro que simboliza a Primavera, ou seja, uma celebração à Mãe Natureza, uma caravana canina desfilou pela cidade despertando um misto de fúria, indignação e de clamores para que se faça algo com urgência para acabar com essa situação “primitiva”. Um grande número de postagens foi dando um tom de dramaticidade ao fato, que, ao que tudo indica, tende a se repetir. Vale ressaltar que, apesar de indefesos e vítimas do abandono, muitos desses animais estão doentes e podem representar riscos para a população, como a transmissão do calazar, mas, mesmo assim, as autoridades continuam “surdas, mudas e cegas”, assim como a fábula clássica dos 3 macaquinhos, que muitos compreendem como uma representação fiel dos 3 poderes. 


 
(1) comentário(s)
01.Set.2015
 
Libido em baixa: Crise tira apetite sexual dos brasileiros e motéis são as maiores vítimas
 

A crise nos motéis já têm gerado memes nas redes sociais (Foto: Ilustrativa)
 

O próximo domingo (6/9) é o Dia do Sexo. A efeméride sugere várias ideias para comemorar, mas a verdade é que 2015 com suas crises política e econômica tem aumentado a dor de cabeça de brasileiros e brasileiras. Que o diga os donos de motéis. Segundo a Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis), as empresas do setor registraram no primeiro semestre deste ano uma retração entre 10%   e 15% no faturamento e, ao mesmo tempo, enfrentaram um aumento de custos da ordem de 20%, causado sobretudo pelo aumento na conta de luz. Os números são nacionais já que a entidade não regionaliza informações de mercado. Apostando em uma recuperação a longo prazo, o setor quer se beneficiar da “escalada de preços” do setor de entretenimento (bares, cinemas, restaurante). Segundo Eusébio Ribeirinha, presidente da ABMotéis, os empreendimentos do setor estão investindo para assumir uma posição estratégica e ser uma opção “completa” para os casais que, em um único local, podem jantar, beber, assistir a filmes em alta definição, repousar e pagar apenas um estacionamento. “Acreditamos que basta oferecer um bom serviço e o público irá ao motel”, diz Ribeirinha. Pois é, ânimo moçada, 2015 já deu o que tinha de dar, é hora de uma viradinha.


 
(0) comentário(s)
01.Set.2015
 
Novo ataque a carro forte, desta feita foi em São Félix do Coribe
 

Carrro-forte foi atacado por homens armados (Foto: Jadiel Luiz/Blog Sigi Vilares)
 

Assaltantes armados roubaram um carro-forte nesta segunda-feira (31) no município de Sāo Félix do Coribe, região oeste da Bahia. Durante a ação, um vigilante foi baleado no braço.Segundo informações da Polícia Militar, o veículo passava por uma estrada vicinal, que da acesso à cidade à Jaborandi, quando foi atacado a tiros. Um dos disparos atingiu o vidro dianteiro do carro-forte, e o condutor perdeu o controle do veículo, que capotou. Segundo a polícia, os suspeitos usavam armas de grosso calibre e renderam os seguranças. A quantia roubada não foi informada. O vigilante ferido foi encaminhado a um hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Após a ação, os suspeitos fugiram. 


 
(0) comentário(s)
 
Rádio Alternativa FM 97,9
 
Últimos Eventos
 
 
Mais vídeos
 
Comentários
 
Saulo Gamacho em:
Brumado: Caravana de cães errantes desfila pelas ruas da cidade; autoridades continuam omissas
 
O Povo De Olho em:
Projeto de deputado baiano quer tornar crime falar mal de político na internet
 
Sergio Meira Santos em:
Brumado: Tentativa de agressão por parte de motorista a agentes de trânsito vira caso de Polícia
 
O Povo De Olho em:
Absurdo: Crianças foram parar no Hospital por brincarem em aparelhos danificados da Praça da Ciência
 
 
 
Categorias
 
97 News © 2010-2015. Todos os direitos reservados.
 redacao@97news.com.br
Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções