SOS Cultura: Suspensão da subvenção por parte da prefeitura para a Lira Ceciliana Brumadense pode decretar o fim da entidade

A Lira Ceciliana Brumadense, um patrimônio cultural do município já está para encerrar as suas atividades se não houver um plano de emergência para salvar a entidade (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Considerada um dos mais importantes patrimônios culturais do município, A Lira Ceciliana Brumadense estaria com os dias contados, já que, ao que tudo indica, o corte da subvenção por parte da Prefeitura Municipal para ajudar a manter a entidade será mesmo realizado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos. Segundo as alegações do gestor, a falta de uma prestação de contas correta, inviabiliza a continuidade do pagamento da subvenção, trazendo, inclusive, prejuízos para o município, com penalizações por parte do TCM. Essa é mais uma queda-de-braço que vem revoltando os amantes da cultura local, já que, segundo eles, é um problema muito fácil de ser resolvido e o indicativo do fim da subvenção estaria sendo mais uma “apunhalada” na população, por parte do gestor que estaria se caracterizando como “inimigo da cultura”. Em contato com representantes da instituição eles garantiram que a subvenção que era de R$ 2,3 repassados mensalmente, é fundamental para a continuidade da Lira Ceciliana de Brumado, já que a entidade tem que arcar com as contas de luz, água, gastos com limpeza e com a manutenção dos equipamentos musicais. Outra atividade muito importante feita pela Lira são as aulas de música para inúmeras crianças carentes, que, caso a subvenção seja mesmo retirada, terão que ser encerradas. Outra afirmação dos representantes é que a prestação de contas vem sendo feita de forma correta e que essa alegação por parte do gestor seria sem sentido.