Brumado: Usuários da Central de Marcação insatisfeitos com redução no atendimento; a principal reclamação é com o Cartão do SUS

(Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A Central de Marcação sempre foi alvo de críticas e insatisfações e, em consequência disso, figurou com constância na mídia local. Iniciada mais uma gestão, ela volta à cena, refletindo a indignação dos usuários que relatam que as reduções na quantidade de senhas distribuídas, principalmente para a atualização do Cartão do SUS (que agora está sendo feito no local) está causando revolta, já que tem que se chegar de madrugada para conseguir uma senha. Os moradores do meio rural são os mais insatisfeitos, pois segundo eles reduziram drasticamente o atendimento, deixando somente um funcionário para atender a grande demanda. Segundo eles são distribuídas apenas 40 senhas por dia, sendo 25 pela manhã e 15 no período da tarde, o que faz com que os usuários tenham que chegar às 03h para conseguir uma, sendo que, na gestão anterior, o Cartão SUS era feito na Sesau e tinha vários funcionários para realizar o serviço de cadastramento. Nossa equipe falou com o usuário Ariovaldo Cosme de Oliveira, morador da fazenda jacaré que chegou relatou que “eu cheguei às 04h e não consegui pegar a senha, tive que ficar na fila já para tentar pegar a senha para à tarde, sem comer e muito tempo em pé”. Agora a atualização do cartão do SUS é obrigatória por que tem que ser inserido o número do CPF como documento fundamental no recadastramento. O novo sistema CADSUS WEB é integrado à base de dados da Receita Federal, essa mudança, segundo a gestão, proporciona mais segurança na identificação do cidadão. O CPF é um documento que identifica o usuário, não há como existir duas pessoas com o mesmo número, então, com esse documento o sistema filtra o cidadão, já que antes era muito fácil gerar um número de um cartão, só era necessário, nome, endereço, e RG isso gerava duplicidade de cadastro, e os homônimos não eram identificados de forma correta. Outra reclamação dos usuários é que se reduziu a marcação de exames para 15 senhas pela manhã e 10 à tarde (25 no total), sendo que na gestão anterior eram 80 senhas pela manhã e 50 à tarde.