Mudança de Vida: Conheça a história de Walace Pereira que se livrou das drogas e hoje ganha a vida como engraxate

Walace Pereira é um exemplo vivo de que com determinação é possível se livrar das drogas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um histórico parecido com o de milhões de jovens brasileiros, que se envolvem com drogas e furtos, Walace Pereira, de 25 anos, resolveu dar um sentido à sua vida e foi trabalhar como engraxate nas praças e na Feira Livre de Brumado. Há três meses, ele ganha a vida lustrando os sapatos de clientes e se diz liberto, feliz e com a consciência tranquila. Simpático, ele se orgulha da oportunidade de que a partir de agora ele exerceu uma profissão, depois de tanto tempo fazendo coisas erradas nas ruas. “Hoje eu tenho orgulho de sair de casa, por a caixa nas costas e ir para as ruas trabalhar das 05h até às 17h, de segunda até sexta-feira”, declarou. No período em que não está trabalhando nas ruas como engraxate, ele aproveita para aumentar a renda e vende picolés na Avenida Centenário, Antônio Mourão Guimarães e no centro da cidade.
 

Sob o domínio das drogas ele já roubou celular, tabletes e outras coisas dentro de casa para comprar tóxicos. “Me lembro de quando eu, tomado pelo vício, com a mente invadida pelo mal, pegava as coisas da minha família, isso era muito triste, mas a droga falava mais alto”, relembra.


Mas ele continua a sua narrativa dizendo vive um novo momento de sua vida descrevendo que “hoje estou mostrando para minha família e para a sociedade em geral que tenho a consciência que estava errado e que tinha que mudar o meu comportamento. Sei que é difícil consertar os erros do passado, mas a vida me deu outra oportunidade e estou a agarrando ela com unhas e dentes”, assegurou.


Nada veio fácil na vida de Walace, que logo cedo se envolveu com as drogas e até cometeu pequenos furtos para sustentar o vício. “Nas ruas conheci o mundo das drogas, desde a maconha até outros entorpecentes muito mais fortes. Nunca tive mal exemplo dos meus pais nesse sentido, mas experimentei por curiosidade e para manter o vício eu também passei a cometer furtos na rua”, se emociona.


Ele diz que Jesus mandou um anjo e o salvou, desde que ele entrou em uma carpintaria de Brumado e viu uma caixa de engraxar jogada ao canto. "Perguntei ao proprietário, quanto custava aquela caixa, e ele me respondeu, que faltava dar alguns ajustes. Ele então o fez, e me entregou, eu perguntei, senhor, quanto custa, e ele me respondeu. Nada! Vá trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia. Nunca vou me esquecer desse dia." Finalizou emocionado.


Walace diz que em dias normais chega a ganhar R$ 30,00 por dia, e em dias bons como nas sextas-feiras, fatura R$ 40 ao dia. Ele afirmou que o dinheiro que ganha usa para alimentação, compra de roupas e as vezes em viagens para outras cidades para trabalhar como engraxate.


Está aí um exemplo vivo de que é possível se livrar do mundo das drogas, quando se tem boa vontade e desejo sincero de mudar.