Moradores de Cristalândia irão acionar a Embasa no MP pelo fato da empresa ter cortado o fluxo da descarga de caudal ecológico

O leito do Rio de Contas à jusante da Barragem mostra a gravidade da situação (Foto: 97NEWS)

Como nos últimos anos a seca está se agravando muito em várias regiões da Bahia, provocando incertezas e muita preocupação nos moradores. Em Brumado, graças às precipitações que caíram no período do final do ano, a situação não é de calamidade, mas mesmo assim, em alguns locais o desabastecimento está cada vez mais próximo. Dentre as várias ocorrências nesse sentido, uma em especial, chama a atenção, pois é um verdadeiro paradoxo, pois acontece ao lado da Barragem de Cristalândia, a qual está com seu reservatório com carga máxima, mas mesmo assim os moradores da região estão passando um grande sufoco com a falta do precioso líquido.
 

A pouca água que resta é obtida por meio de uma bomba (Foto: 97NEWS)

 

Várias denúncias chegaram à redação do 97NEWS, as quais têm como protagonista a Embasa, que estaria, segundo eles, fazendo um ato de desumanidade ao fechar a descarga e caudal ecológico, a qual torna o Rio das Contas perene em sua jusante, fazendo com que mais de 500 famílias de ribeirinhos que utilizam a água para vários fins, inclusive para abastecimento animal, fiquem “a ver navios”, pois ainda não foi instalado na comunidade o sistema de abastecimento. Segundo os relatos, que beiram o desespero, a empresa fechou a referida descarga em novembro e, mesmo tendo chovido para manter o reservatório cheio, a descarga continua desativada, o que está fazendo com que o leito do rio fique completamente seco como pode ser observado na foto abaixo. Para finalizar os moradores garantiram que o único meio de obterem sucesso em suas reivindicações é entrar com uma ação no Ministério Público, o que deverá ser feito ainda essa semana. Em contato com o escritório local da Embasa, o 97NEWS foi informado que somente a direção da empresa em Salvador pode se manifestar sobre o caso.