Mesmo com candidato único a Presidente e chapa de unidade, o PED em Brumado teve clima de disputa

Contando com um único candidato a Presidente e uma chapa de unidade, o PED em Brumado teve disputas. Cada um dos 152 eleitores que compareceram às urnas teve o voto disputado por diferentes correntes e tendências internas, uma vez que na cédula de votação que os petistas de Brumado tiveram de escolher seus votos constavam 6 candidatos a Presidente Nacional, 8 chapas de diretório nacional, 5 candidatos a Presidente Estadual e 5 chapas de diretório estadual.

A força representada pela ex-deputada Marizete Pereira e o ex-vice-governador Edmundo Pereira teve na figura do ex-vice-prefeito José Luiz Ataíde o maior articulador no PED, acompanhando as candidaturas defendidas pelo deputado Waldenor Pereira e o coletivo Reencantar, grupo político do Chefe-da-Casa Civil do Governo Wagner, Rui Costa. O grupo apoiava a candidatura de Everaldo Anunciação para a presidência estadual do PT e Paulo Teixeira para a presidência nacional do PT.

Os demais petistas estavam divididos entre as candidaturas de Rui Falcão, Valter Pomar e Markus Sokol para Presidente Nacional do PT, e Ernesto Marques e Lourival Tranquilo para Presidente Estadual do PT. Ernesto, apoiado por um coletivo de petistas históricos, levou a melhor em Brumado, com cerca de 54% dos votos válidos, seguido por Everaldo Anunciação, com 42% dos votos válidos. A chapa estadual apoiada por Ernesto venceu em Brumado com 50% dos votos válidos e a chapa nacional “Partido é Para Todos, na Luta”, que dá suporte a Ernesto Marques e Rui Falcão, foi a mais votada entre os petistas brumadenses, com 47,8% dos votos válidos.

O candidato a Presidente Nacional do PT pela chapa “Mensagem ao Partido”, deputado Paulo Teixeira, foi o mais votado individualmente, com 57 votos. Rui Falcão, atual presidente do PT Nacional, obteve 53 votos, seguido por Valter Pomar, com 22 e Markus Sokol, com 7 votos.

As apurações parciais indicam que Rui Falcão será eleito Presidente Nacional do PT com larga maioria, bem como aponta-se o favoritismo, na Bahia, da candidatura de Everaldo Anunciação, que reuniu o maior arco de alianças entre as correntes internas do PT baiano.