O Poder das Cacheadas: Desfile do Movimento ‘Meu Cabelo me Empodera’ rouba a cena, cria polêmica e confronta o mito da ‘chapinha’ em Brumado

A participação do Movimento 'Meu Cabelo me Empodera' foi a grande surpresa do desfile cívico de 07 de setembro em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O “Mito da Chapinha” que pode ser compreendido pela “imposição” de que mulher tem que ter o cabelo liso todo o tempo, sofreu um duro e poderoso golpe neste feriado de 07 de setembro em Brumado, já que, de forma brilhante e impactante, o movimento “Meu Cabelo me Empodera”, resolveu “brilhar na avenida” e roubar a cena do Desfile Cívico da Independência. Vale ressaltar que Brumado é uma terra de mulheres lindíssimas e o “cabelo chapado”, até então, era considerado quase como uma unanimidade, já que, em evento em que a chuva comparecesse na cidade, as mulheres quase não apareciam. Mas a “ditadura da beleza” agora está encontrando uma forte resistência deste movimento natural do “empoderamento do fio negro” que surgiu alguns anos atrás e que, agora, com as redes sociais, ganhou muita musculatura e vem conquistando cada vez mais adeptas. Em Brumado, uma página no facebook conseguiu reunir um grande grupo de mulheres que resolver ir para a avenida e participar do desfile cívico com as camisas do movimento, causando um grande impacto positivo e ganhando o reconhecimento popular. Cheias de entusiasmo, beleza e exibindo as madeixas encaracoladas, as integrantes do movimento fizeram bonito, num desfile de exaltação à verdadeira beleza da mulher brasileira e brumadense. Mas, como tudo que brilha, incomoda, teve quem não gostou e resolveu criar uma grande polêmica e ironizar as cacheadas. Posicionamentos colocados nas redes sociais, que foram interpretados como críticas severas, deram ainda mais visibiidade ao desfile do "Meu Cabelo me Empodera”. A equipe do 97NEWS faz questão de parabenizar as criadores e participantes desse movimento em Brumado que, além de legítimo, vem quebrar paradigmas e mostrar a verdadeira beleza da alma feminina. Veja fotos da participação: