Direito de Resposta concedido pelo 97NEWS ao Dr. Raimundo Machado

Eu, Dr. Raimundo Machado dos Santos Júnior, médico obstetra do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, tive a minha honra violentamente atingida por matéria veiculada neste site, sob o título: “Denúncia gravíssima é apresentada contra obstetra do HMPMN: Ela ia morrer”. No conteúdo da matéria, fui acusado de ter cometido negligência médica e usado de má fé para favorecimento próprio. Com base nos direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituição Federal no seu Art. 5º, inciso V, que diz: “É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”, se valerá minha argumentação.


A acusação é leviana e não procede. A referida paciente, foi atendida no domingo (10/01), por profissionais do HMPMN, inclusive por mim, Dr. Raimundo Machado, dentro dos padrões éticos, indicados e adequados, sendo posta em observação clínica, medicada e foram realizados exames complementares que não revelaram, em hipótese alguma, o que foi relatado na matéria veiculada na terça (12/01). Na manhã da segunda (11/01), a paciente, negou qualquer tipo de alteração, inclusive com remissão da dor, pedindo para procurar um médico do munícipio, que atende em caráter particular, pois não haveria obstetra de sobreaviso na unidade referida, nesta data. Neste momento, não foi solicitado por mim, nenhum tipo de procedimento a ser realizado em meu consultório, como relatado na matéria veiculada. Inclusive, lá não são realizados procedimentos cirúrgicos, apenas consultas e exames ginecológicos e de imagem.


Dito isto, as providências nas esferas cível e penal, serão tomadas. Pois trata-se de graves denúncias por parte dos familiares, que erroneamente me acusaram, sem nenhum tipo de prova, material ou testemunhal, e a equipe da 97 NEWS pela falta de profissionalismo e observância aos deveres éticos do jornalismo, onde não me procurou e não publicou, em momento algum, para esclarecimentos e justificativas, da minha parte, causando-me prejuízos a minha honra, imagem e moral. O jornalismo é uma ferramenta formadora de opinião dentro da sociedade, portanto, tem o mesmo nível de responsabilidade ética pelos atos praticados. Uma informação mal veiculada pode gerar uma catástrofe, assim como, uma informação veiculada de forma responsável pode gerar grandes benefícios para a sociedade. Reafirmo o meu compromisso com a minha profissão e a população de Brumado, me disponibilizando para qualquer tipo de esclarecimento futuro.


Brumado, 13 de janeiro de 2016.
Dr. Raimundo Machado dos Santos Júnior
Médico