Saiba o que fazer quando perder a senha de inscrição no Enem

Além de estudar, candidatos devem ter também atenção com documentação para evitar sustos no dia da prova.

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não basta focar na revisão do conteúdo. O candidato deve estar atento a detalhes importantes para evitar surpresas antes e depois da prova. O número de inscrição e a senha, por exemplo, devem ser guardados pelo participante. Sem eles não é possível acompanhar o processo de inscrição, obter o resultado individual e se inscrever para programas de bolsa de estudo e financiamento estudantil. Em caso de perda da senha, basta informar o CPF e a data de nascimento para recuperar o dado no site sistemasenem2.inep. gov.br/inscricaoEnem.

Para, por exemplo, modificar o município de realização da prova, é preciso acessar os dados informados na inscrição, alterar o local e salvar a nova opção. Para a solicitação de atendimento específico, o que inclui caso de gestantes, idosos, lactantes e hospitalizados, a página de inscrição também deve ser acessada para atualizar a ficha.
No dia da prova é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto. São válidos, apenas, cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Federal e Ministério da Justiça em caso de estrangeiros. Também podem ser usados Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.
Em caso de documentação vencida, o candidato deverá aceitar ser submetido a um procedimento de identificação especial, que inclui coleta de dados e assinatura em formulário próprio. Se o documento tiver sido roubado, além do procedimento de identificação especial, o candidato deve apresentar o Boletim de Ocorrência emitido, no máximo, há 90 dias da data da prova.