Barragem de Paramirim corre risco de rompimento

Foto: Divulgação- Google

O Secretário de Agricultura de Paramirim e Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paramirim e Santo Onofre, conforme fontes do site o ECO,  o senhor Anselmo Barbosa Caires, confirmou todas as denuncias divulgadas há alguns dias pelo Jornal O Eco, ressaltando, que existe sim o risco de rompimento da Barragem, infomação foi documentada pela CODEVASF e pelo COMITÊ de BACIAS.

Anselmo Caíres esteve na manhã da quarta-feira, 09 de outubro de 2013, no recinto da Câmara de Vereadores. Na ocasião o Secretário participou da Sessão Ordinária, usou a tribuna para explicar o real estado da Barragem Zabumbão e disse que a situação da Barragem é de alerta. Ele apresentou documentos que comprovam problemas na estrutura da Barragem. Ressaltou que o valor para recuperação fica em torno de trezentos e cinquenta mil reais.

Problemas constatados: Excesso de vegetação no talude de jusante, rachaduras no vertedouro, juntas de dilatação na tomada d’água sem neoprene, instalação elétrica na tomada d’água necessitando de revisão, buracos no coroamento e o pior, problemas sérios de erosão no talude de jusante.

Segundo informações,  caso ocorra o rompimento da Barragem Zabumbão sobre o Rio Paramirim, os “riscos são inimagináveis”… O que colocaria em risco milhares de pessoas e a existência de grande parte da cidade de Paramirim que fica abaixo da barragem, é o que ninguém quer imaginar!…

O alerta foi dado, agora espera-se iniciativas das autoridades, principalmente as federais, pois o Zabumbão é uma obra do Governo Federal, finaliza a nota.