Professores da Uesb paralisam atividades nesta quarta-feira (09/10)

Foto: Divulgação

As Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), desde 2010, demandam um orçamento de pelo menos 7% da receita líquida de impostos (RLI) para que possam ter seu bom funcionamento garantido. Entretanto, mesmo com a expansão dos cursos de graduação e pós-graduação, o percentual para 2013 foi de apenas 4,87% da RLI.

Além do investimento insuficiente, as universidades também têm sofrido com constrangimentos financeiros que dificultam a execução do orçamento aprovado. Com intuito de denunciar a crise e lutar por mais verbas, professores e servidores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) suspenderão suas atividades na quarta-feira (9).

A mobilização faz parte do Dia Estadual de Luta por mais verbas, que acontecerá nas quatro universidades. Na Uesb, docentes, técnicos e estudantes fecharão os portões para a realização de um café da manhã e panfletagem por 7% da RLI para as UEBA. Ainda pela manhã, os professores realizarão assembleia para a discussão da crise financeira. Os docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) também paralisarão suas atividades durante toda quarta-feira.