Eles estão empatados na pesquisa IBOPE

A primeira pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira sobre a corrida à Presidência no segundo turno apresenta o candidato Aécio Neves (PSDB) com 46% dos votos. A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) está com 44%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os candidatos estão tecnicamente empatados. Votos em branco ou nulo somam 6%, e indecisos, 4%.

 

Se forem levados em consideração somente os votos válidos, Aécio 51% ante os 49% de Dilma. O Datafolha, divulgado no mesmo momento, trouxe os mesmos resultados de votos válidos quanto de votos totais. As simulações de segundo turno realizadas pelo Ibope ainda no primeiro turno entre os candidatos apontavam a petista sempre à frente do tucano.

 

No entanto, na última pesquisa, divulgada um dia antes das eleições, Aécio tinha subido de 33% para 37% das intenções de voto. Dilma passou de 46% para 45%. O Ibope também fez a avaliação de aprovação do governo Dilma. Para 39% dos eleitores entrevistados, o governo é “ótimo ou bom”; “regular” para 33%; e “ruim ou péssimo” para 27%. Eleitores indecisos somam 2%. Na avaliação de aprovação, 49% dizem aprovar o governo da petista, e 44% reprovam a gestão de Dilma. A pesquisa Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 8 e 9 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.