PM mata ambulante acidentalmente

O momento em que um policial militar mata um ambulante com um tiro na cabeça foi filmado por diversas testemunhas na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. Em uma das imagens (veja vídeo acima reproduzido pela Globo News), uma testemunha registra o camelô Carlos Augusto Muniz tentando retirar um spray de pimenta da mão do policial, que reage atirando.

 

O caso aconteceu na Rua Doze de Outubro no fim da tarde de quinta-feira (18) e levou a um protesto de camelôs pelas ruas da região. Diante da repercussão do assassinato, a Polícia Militar (PM) informou que vai mudar a forma de fiscalização do comércio ilegal. Segundo o coronel Glauco Carvalho, comandante de policiamento da capital, serão empregados grupos de policiais na fiscalização, e não duplas, como ocorre atualmente.

 

Na ocasião, três policiais faziam a prisão de outro ambulante quando Carlos tentou tirar uma lata de spray de pimenta da mão do policial Henrique Bueno de Araújo. O PM reagiu e atingiu o vendedor com um tiro na cabeça. Ele morreu em seguida. Já Araújo foi autuado em flagrante e indiciado por homicídio com dolo eventual, que ocorre quando se assume o risco de matar. O policial foi levado para o Presídio Militar Romão Gomes. O policial, que trabalha há nove anos na corporação, sustenta a versão de que o tiro foi acidental. Em depoimento, ele afirmou que se assustou quando a vítima tentou tirar o gás de pimenta de sua mão e a arma disparou.