Um exemplo de como tornar o trânsito agradável

Foto Cledeilton Santos

O Brasil é um país de contrastes que nos enriquece os olhos de alegrias e também entristece os nossos corações quando observamos e vivenciamos coisas maravilhosas e também estarrecedoras. Quando vivemos e convivemos com a política administrativa nas pequenas e grandes cidades do Brasil, temos a oportunidade de aprendermos mais a diferenciar um grande gestor público daqueles que tem apenas um cargo eleitoreiro.

 

Aqui na Bahia a maioria dos Prefeitos tem a posição já enraizada até no pensamento dos próprios moradores que, a cidade só precisa de uma arrumada e maquiagem nos logradouros quando é época de eleição ou datas comemorativas como, por exemplo, a festa da cidade. Isso acontece em quase todas as 417 cidades do nosso lindo estado. E já nos acostumamos com essa ideia coisa que não deveríamos.

 

 

Visitando por necessidade a cidade de Itajaí no estado de Santa Catarina observei que, o que é um sonho nosso como morador baiano, lá na terra dos catarinenses é uma realidade corriqueira. Estou falando do cuidado que eles têm com a cidade e a agradabilíssima paisagem nas ruas.

 

 

Nas ruas de Itajaí e cidades circunvizinhas você passa pela avenida e no canteiro central estão os jardins com flores coloridas. Os meios fios todos pintados, os quebra-molas feitos rigorosamente como manda à lei inclusive tornando a passagem do veiculo muito menos agressiva como acontece aqui em nossa Bahia. Vendo isso ao transitar nas ruas você se sente mais feliz, alegre porque as flores, pinturas, quebra-molas sinalização correta e clara, torna você um cidadão mais valorizado e respeitado nos direitos que conquista ao pagar os seus impostos.

 

Não queremos dizer que Santa Catarina é o estado da perfeição, mas queremos indagar o seguinte: porque coisas tão simples que nos traz tanta felicidade e bem estar são possíveis fazer em outros estados e em nossa amada Bahia não são feitas? Será que os políticos do nosso estado não enxergam bem ou são os administradores dos outros estados que são exagerados no cuidado com o bem público?