Internet provoca a traição ou facilita a exposição de um casamento ruim?

Interagir via MSN, em salas de bate-papo e em rede sociais, como Orkut, Twitter e Facebook são hábitos de comunicação que muitas pessoas cultivam no seu dia a dia. Mas além de estimular a troca de informações, esses canais virtuais têm facilitado a ocorrência de casos de traição entre casais, pois podem acontecer à luz do dia e não precisam de um álibi. Segundo o psicólogo Alexandre Bez, especializado em relacionamentos conjugais, após o ano de 1990, com a popularização da internet, houve um aumento no número de traições, tanto de homens como de mulheres.

 

Atualmente, 70% dos casais atendidos pelo Alexandre Bez vivem um distanciamento no relacionamento, motivado pela acomodação física, emocional ou sexual. De acordo com ele, homens traem mais em função da sensação de poder e da adrenalina. Já as mulheres por raiva e vingança.

 

De acordo com o psicólogo, a traição pela internet se configura quando a mente dá sinais de interesse pela outra pessoa e começa a planejar o que fazer para agradá-la e conquistá-la, o que já caracteriza envolvimento emocional.

 

Uma situação corriqueira, aparentemente inofensiva, pode esconder uma traição. Por exemplo, um casal que está descansando em casa à noite, a mulher assistindo TV na cama e o marido, ao lado, interagindo com outra pessoa em seu laptop.

 

A traição para o ser humano é muito complexa, pode ter causas familiares, profissionais, acontecer entre amigos ou entre cônjuges, sendo esta última a mais dolorosa entre todas. "Quando nascemos, a família nos cerca de amor, nunca precisamos conquistá-la. Já a traição conjugal tem um peso muito maior, a outra pessoa pode deixar de nos amar, por isso a dor é mais intensa", explica o especialista.

 

São vários os fatores que podem levar à infidelidade. A solidão a dois, vivenciada hoje em dia por centenas de casais, é mais comum do que se imagina. Muitas vezes, a rotina enfrentada por ambos leva à falta de diálogo e entrosamento. "A acomodação física, emocional ou sexual pode ocorrer com o passar dos anos. Hoje é fato que cerca de 70% dos casais vivem esse distanciamento no relacionamento", diz Bez.

 

O especialista afirma que a carência afetiva, a instabilidade emocional, a ilusão de uma nova relação, quando a atual já está desgastada e a falta de sentimento em relação ao outro, podem levar homens e mulheres à infidelidade.