Rio do Antônio: Após serem difamadas nas redes sociais, alunas desenvolvem projeto 'Empodera Rio' valorizando as mulheres da cidade

Foto: Divulgação

Segundo pesquisa publicada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2019, 36% dos adolescentes brasileiros afirmaram ter faltado na escola após ter sofrido cyberbullying por colegas de classe. Esse tipo de violência virtual envolve casos de humilhação, perseguição, intimidação, calúnia e difamação via redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens. Após algumas alunas do Colégio Estadual do Rio do Antônio, a 66 km de Brumado, terem sido difamadas por meio de divulgação de vídeo criado por um perfil fake nas redes sociais, estudantes desenvolveram o projeto "Empodera Rio", com o objetivo de criar empatia e valorizar as mulheres da cidade. Ao descobrirem a existência de um perfil na internet e intrigadas com a situação, as alunas refletiram em sala de aula sobre temas como feminicídio, a percepção da mulher como "sexo frágil" e seus direitos. Elas revisaram obras literárias sobre o meio feminino, que mostram a ascensão da mulher e todas as barreiras enfrentadas até os dias de hoje. Para entender um pouco mais sobre o tema, as alunas conversaram com mulheres idosas e perceberam que diversas histórias contadas por elas poderiam contribuir com a sociedade. Com isso, tiveram a ideia de criar uma página no Instagram para propagar o que ouviram e as impressões que ficaram desse primeiro encontro. Depois de postarem as histórias nas redes sociais, as estudantes viram que muitas pessoas de Rio do Antônio demonstraram interesse em saber mais sobre o tema, questionando sobre as narrativas e esperando por novos textos. A iniciativa inclusive foi finalista no Desafio Criativos da Escola de 2019. Elas expandiram seu conteúdo, passaram a falar sobre as mulheres negras, adolescentes, plus size, e também fizeram palestras em escolas e em um evento aberto com stands de beleza, teatro e música. O projeto vem possibilitando reconstruções e quebra de preconceitos. As alunas aprenderam a valorizar quem são e a questionar sobre o que querem para o meio feminino e a vida em sociedade. Desafio Criativos da Escola é um projeto protagonizado por crianças e jovens. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. (Saiba mais aqui)