Usuários que fazem a linha Brumado/Livramento relatam excesso de passageiros e desconforto em ônibus da Novo Horizonte

Foto: Reprodução l L12

O transporte interestadual de qualidade em nossa região está longe de se tornar uma realidade. E ao que tudo indica, a confirmação pode ser dita com mais um novo episódio de desrespeito com passageiros que utilizam diariamente os serviços da única empresa que atende as cidades próximas à Brumado e, até mesmo fora do Estado. Em mais um descaso da empresa, pessoas registraram com fotos e vídeos, pessoas viajando em pé e até sentados no corredor do ônibus. As imagens foram registradas na quarta-feira (29) e mostram um ônibus da empresa Novo Horizonte que faz a linha Brumado ao município de Livramento de Nossa Senhora super lotado. Segundo o site L12 Sudoeste, essa não é a primeira vez que passageiros registram a super lotação do ônibus. Ainda segundo o site, o fato vem acontecendo de segunda à sexta-feira, na linha das 7h, o primeiro coletivo disponível pela empresa que faz o transporte de passageiros de Brumado/Livramento, com conexão em Dom Basílio, ou seja, são quase 100 km viajando em pé. Conforme normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador do estado, o atendimento aos usuários de transportes coletivos intermunicipais devem ser executados em conformidade com os padrões e esquemas operacionais estabelecidos ou aprovados, com observância do princípio da prestação de serviços adequado ao pleno atendimento dos usuários. 

Foto: Reprodução l L12

Mas na prática não é o que está sendo visto pelos usuários. O serviço oferecido pela empresa na região, principalmente em Brumado, vem sendo realizado por micro-ônibus com capacidade para 20 passageiros sentados, na maioria dos atendimentos, os usuários viajam em pé por, estarem acima do limite. Além disso, sem ar condicionado e sem condições de segurança adequada. Sem contar que o cobrador é o próprio motorista do veículo, que precisa intercalar a sua atenção entre a condução do ônibus e a cobrança das passagens, colocando em risco a vida de todos. De acordo com o L12 Sudoeste, a viagem que em condições normais é feita em no máximo 60 minutos, leva em média 2 horas e 30 minutos até Livramento. A maioria dos passageiros é composta de trabalhadores, que se deslocam para as suas atividades diárias. Eles pedem aos órgãos fiscalizadores o cumprimento das normas estabelecidas que dão condições necessárias de bom atendimento e principalmente segurança, pois a empresa que presta o serviço vem corriqueiramente se envolvendo em incidentes, visivelmente por descumprir às normas de segurança estabelecidas pela Agerba.