Psicoterapeuta Cognitivo-comportamental da Clínica Mais Vida fala sobre 'bullying' e suas consequências

Foto: Divulgação

A palavra "bully" em inglês significa valentão, assim, bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Assim sendo, o termo bullying descreve uma forma de ofensa ou agressão de uma pessoa ou um grupo sobre alguém mais fraco ou mais vulnerável. A psicoterapeuta Camilla Alvarenga salienta que as consequências do bullying podem ser prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Somado a isto, existe um fator agravante em que nem sempre o professor consegue ter a percepção que o bullying acontece. Sendo assim, fica difícil tomar alguma atitude sobre o assunto. O aluno que sofre bullying pode começar a sinalizar algumas mudanças em seu comportamento, como: perda de interesse pelo âmbito escolar associado à recusa em ir para escola, alegar algum sintoma físico como enjoo ou dor de barriga, apresentar o comportamento de isolamento social, baixa-estima, dificuldade no aprendizado e em concentrar-se nos conteúdos expostos. Segundo Ballone GJ O comportamento do bullying é uma forma de assédio ou intimidação com forte componente de humilhação. Ele pode ser de dois tipos; direto e indireto. O tipo direto, próprio da agressão masculina, se faz diretamente sobre o agente agredido, sem intermediários, e deve ter as seguintes características:

1. O comportamento é maldoso, agressivo e negativo com objetivo de produzir dolo;
2. Esse tipo de comportamento é repetitivo;
3. Esse tipo de comportamento ocorre em desequilíbrio de poder, com vantagem do agente agressor em comparação ao agente agredido.

O assédio intimidativo não envolve obrigatoriamente um ato criminoso ou uma violência física. Isso aumentaria as chances de coibição, proibição e punição. Muitas vezes o sofrimento é ocasionado dissimuladamente por meio de abuso psicológico ou verbal. No entanto, as cicatrizes emocionais são tão ou mais duráveis que aquelas produzidas por agressões físicas. Uma atitude assertiva para lidar com o problema é que o educador tenha a percepção e converse com alguns membros da turma para compreender o que está acontecendo e desenvolver atividades educativas para prevenir novas ocorrências de bullying. O causador da agressão também precisa ser punido para compreender a gravidade da situação. A prática do bullying pode acarretar em sérios problemas emocionais na vida do indivíduo que sofre a violência, por esse motivo, é importante buscar acompanhamento psicoterápico, caso precise de ajuda procure um profissional adequado. Agende sua consulta! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77)  3441-4500 / (77) 9.9989-6868.