Brumado: Casos suspeitos de dengue aumentam; pai que teve duas filhas diagnosticadas faz apelo para conscientizar à população

Foto: Luciano Santos l 97News

Nos últimos dias, a cidade de Brumado recebeu altas temperaturas e, com a chegada das chuvas, os índices de proliferação do mosquito Aedes aegypti aumentam. Em entrevista a imprensa, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, chegou a pedir à população que intensifique os cuidados em suas residências a fim de evitar o aparecimento dos focos do mosquito. “Agora, com as chuvas, temos que ligar o alerta. Toda população precisa colaborar e compreender, fiscalizar seus quintais, terrenos baldios, não deixar acumular água, pra gente não ter novamente um surto de dengue como já tivemos no passado”, atentou Feres. Ele ainda disse que no mês de maio deste ano, um pequeno surto da dengue foi registrado. Até junho deste ano, amostras positivas para Zika, foram as que mais se destacaram com 11,5% (n=6) cada. A região sudoeste, que inclui Brumado, apresentou cerca de 371 notificações para dengue 83 para Chikungunya e 32 Zika. 

Foto: Luciano Santos l 97News

Esta semana, dois casos chamaram a atenção da população, uma criança de 10 anos diagnosticada com dengue hemorrágica e outra de 08 anos com a suspeita, ambas são irmãs, deram entrada no Hospital Geral Professor Magalhães Neto. Na segunda-feira (28), eles foram medicadas e receberam a medicação com plaquetas e se recuperam bem no tratamento. O pai das crianças, Casemiro Silveira, relatou que passou por um período difícil, mas que agora as filhas já estão se recuperando. "Elas seguem fazendo o tratamento adequado no hospital, porém a fase mais crítica da doença passou", conta o pai. Segundo Casemiro, a filha mais velha chegou a um nível de plaquetas preocupante, bem abaixo do normal, apresentando, inclusive, sangramento pelo nariz. “A gente acha que nunca vai acontecer com a gente. Isso serve de alerta, tanto pra mim como pra todas as pessoas, sobre a importância de a gente se prevenir. Cheguei ao ponto de perder as esperanças, pensei que iria perder as minhas filhas”, afirmou. Servindo de alerta para a população, o pai das crianças chamou a atenção da comunidade para redobrar os cuidados com os possíveis focos do mosquito. “Essa situação está se tornando muito grave no município. As pessoas precisam se prevenir e fazer uma campanha forte”, frisou. O mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya, Zika vírus e pela Mayaro.