Quem é o pai da criança? Próximo da inauguração, aeroporto Glauber Rocha tem disputa de paternidade

Foto: Composição l 97NEWS

Perto de nascer, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, passa por uma disputa de paternidade. De um lado, o governo federal e seus apoiadores reivindicam os louros pela obra usando como argumento R$ 74 milhões investidos pela União do total de R$ 105,8 milhões empregados. Do outro lado, a gestão do governador Rui Costa sustenta que foi o responsável por 100% da execução do aeroporto. Na quarta-feira (17) o governo do estado disponibilizou um vídeo em que cutuca a União. “Quando o filho é bonito, qualquer pai quer assumir”, diz o vídeo institucional. Um relatório de acompanhamento, entretanto, aponta que a história do Glauber Rocha envolve mais personagens e outros capítulos. Dados disponibilizados pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) mostram que a União teria sido responsável pela verba de construção da pista de pouso do terminal (R$ 45,9 milhões) e pelo convênio responsável pelo Terminal de Passageiros (R$ 28,6 milhões). Juntos, os investimentos somam a verba de R$ 74 milhões. Já o governo do estado, de acordo com um relatório da Diretoria de Terminais e Aeroportos (DTE), empenhou R$ 31 milhões em contrapartidas de convênios (aproximadamente R$ 5,3 milhões), desapropriações (R$ 2,8 milhões), planos e projetos (R$ 4,9 milhões), obras e serviços complementares (R$ 5,3 milhões), reajuste de contratos (R$ 11 milhões) e contratos de serviço de apoio (R$ 1,5 milhão). A gestão de Rui Costa também alega que equipou os arredores do aeroporto com estradas e obras complementares. O governo federal rebate o argumento e afirma que o investimento feito fora do convênio entre as esferas para a construção de estradas, por exemplo, não pode ser mensurado. Com Rui e Bolsonaro como oposição, nenhuma das duas esferas dá o braço a torcer e continuam na disputa pela titularidade do novo aeroporto.