Brumado: Ministério Publico instaura inquérito para apurar irregularidades na implantação da 'Educação em Tempo Integral' na rede municipal de ensino

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado instaurou inquérito civil para apurar relatos de irregularidades no processo de implantação da Escola em Tempo Integral, na rede municipal de ensino em Brumado. Entre as denúncias apresentadas ao Ministério Público, os pais cobram a dispensa de alunos que possuam recomendações médicas ou restrições alimentares. Outras questões envolvem questões religiosas; falta de qualificação dos profissionais contratados por terceirizadas, que segundo a denúncia, estariam realizando aulas de reforço sem a formação acadêmica; banheiros insuficientes; falta de refeitórios; no intervalo de 11h30 as 13h, alunos ficam sem monitores, sendo observados apenas por diretor, vice-diretor e coordenador e outros itens que foram citados na denúncia. A portaria foi publicada no Diário do MP no dia 02 de abril. 

Foto: Divulgação

Ao 97NEWS, a Secretaria Municipal de Educação informou que já está acompanhando algumas das denúncias e que providêndias estão sendo tomadas. “São muitos itens abordados, estamos nos reunindo com os procuradores para responder. Ainda estamos dentro do prazo de resposta ao MP. Depois disso é que teremos um resultado daquilo que ficará definido.”, informou Edinéia Ataíde, Secretária de Educação. A publicação diz que a denúncia inclui também que os alunos da zona rural não recebem a primeira refeição do dia (café da manhã), por conta do atraso no transporte escolar. Também estão sendo investigados possíveis problemas de bebedouros que não atendem a demanda de 500 alunos na escola do distrito de Itaquaraí. Além do inquérito, o MP pede uma posição da Secretaria Municipal de Educação em relação aos problemas e quais medidas vão ser tomadas. Além disso, também é requisitado do Conselho Municipal de Educação de Brumado se foi informado a proposta de mudança do regime escolar e, se os espaços físicos das escolas foram inspecionados por seus membros.