Brumado: Estudantes das comunidades de Catuji, Mulungu e Lagoa do Mourão reclamam que estão sem estudar por falta do ônibus ecolar

Foto: 97NEWS

Estudantes do Colégio Estadual de Brumado (CEB) e do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), que moram nas comunidades de Catuji, Mulungu e Lagoa do Mourão, reclamam de dificuldades para pegar o ônibus na zona rural. Segundo os alunos, desde a última segunda-feira (18) eles estão sem poder ir à escola, porque o dono da linha de ônibus, Gilmar, que é irmão do vereador Zé Carlos de Jonas, disse que as estradas das comunidades de Baixa Funda e Cacimba estão intransitáveis. "A estrada da Baixa Funda e Cacimba está sendo a melhor estrada. Então porque ele não esta vindo buscar agente?", questionou os estudantes. Ainda conforme a denúncia, outros alunos das comunidades do Bastião, Lagoa do Canto e Barreiro Branco, continuam usando o transporte escolar sem problemas. "Será que esses alunos são melhores que a gente? Se ele não quer fazer o trabalho direito, passa para quem precisa e que tenha responsabilidade com os alunos", comentou outro aluno. De acordo com os alunos, o irmão do vereador tem mais quatro linhas que fazem o transporte escolar na zona rural. "Ele faz as linhas da Fazenda Tamboril, Vila Presidente Vagas, Itaquarai e outra do CEB e CEEP", comentaram ao 97NEWS. Os alunos também relatam que sem poder assistir as aulas, eles vão perder conteúdo. "Como vamos justificar as nossas faltas na escola, porque o ônibus esta indo levar esses alunos e nos deixando, vamos dizer que foi o ônibus que não passou, os professores não vão acreditar, porque o ônibus esta chegando todos os dias na escola. Só que sem agente", argumentou Raquel outra aluna prejudicada. 

Foto: 97NEWS

Em contato com a nossa redação, o vereador José Carlos de Jonas, que é irmão de Gilmar relatou que fica inviável passar pela região de Bastião devido um riacho que ainda permanece correndo água devido as últimas chuvas. "Na comunidade de Baixa Funda não tem condições do ônibus passar, inclusive já avisamos a Secretaria de Educação sobre as condições das estradas na região", comentou o vereador. Zé Carlos ainda disse que a responsabilidade do transporte é do dono da linha, e sem condições nas estradas, seu irmão não vai comprometer a vida de todos. "Já imaginou se formos irresponsáveis e colocar um ônibus cheio de alunos numa região dessa. Estamos evitando uma tragédia até que as estradas sejam consertadas", afirmou o vereador.