Brumado: Moradores da comunidade de Cachoeira reclamam da transferencia de alunos; Secretaria de Educação trata o caso como logística

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Logo após o ano letivo ter começado, alguns questionamentos foram levados a tona a imprensa local. Alguns debatem o funcionamento da escola em tempo integral e, outros vão de encontro com algumas mudanças na logística, no caso aqui citado, a pasta de Educação. No meio destes questionamentos alguns pais de alunos procuraram a redação do 97NEWS para relatar mudanças feitas pela Secretaria de Educação de Brumado. A principal delas, segundo eles, foi a transferência de alunos da Fazenda Cachoeira que estudavam na sede do município para a Escola Municipal Miriam Meira na comunidade de Lagoa Funda. Segundo eles, a mudança não foi comunicada aos pais, que mantém seus filhos matriculados em escolas da sede. No relato de alguns moradores, eles também questionam que a partir de agora com as mudanças, muitos alunos terão que andar cerca de 3km para pegar o transporte escolar e vir para a cidade. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Buscando mais esclarecimentos dos fatos, o 97NEWS falou com a Secretária de Educação, Ednéia Ataíde, que de início esclareceu que, a comunidade de Cachoeira fica próximo a comunidade de Lagoa Funda e, que sendo assim a logística se torna mais fácil. "Como acontecia antes, ao invés de o transporte escolar sair das comunidades e distribuir os alunos em várias escolas da cidade, a partir de agora os mesmos serão entregues todos em uma só unidade de ensino, mais próxima de suas residências". Sobre a transferência de alunos, a secretária argumentou que se trata de uma questão de logística. “Como a escola de tempo integral, essa mudança no transporte escolar também é uma coisa nova, os pais não estavam esperando, mas, à medida que a gente vai fazendo as matrículas, vamos identificando algumas necessidades e precisamos tomar decisões antes mesmo de comunicá-los”, esclareceu a secretária de educação. Ainda segundo a secretária, uma reunião deve ser realizada com os pais dos estudantes transferidos a fim de explicar os motivos que levaram a decisão.