Brumado: Em triste coincidência, gari que se feriu com caco de vidro agora foi atingido por agulha de seringa; ele correu risco de infecção

A agulha de cerca de dez centímetros perfurou a perna do gari que precisou de tratamento médico especial (Fotos: 97NEWS)

A negligência da população de Brumado em relação à seleção do lixo que é colocado para fora das residências para a respectiva coleta atingiu desta feita um grau muito preocupante, que coloca as autoridades e as empresas responsáveis pela limpeza pública em alerta, para que, no mínimo, uma grande campanha de conscientização seja veiculada para tentar reverter esse quadro. Em apenas 23 dias, o ano de 2019 já registrou dois acidentes dessa natureza, sendo o primeiro no dia 07 e o segundo nesta quarta-feira (23). A grande coincidência é que o mesmo gari foi vítima dos dois episódios, sendo que, o de ontem foi de maior gravidade, já que ele foi atingido por uma agulha que causou ferimentos e sangramento. Diante disso, o 97NEWS entrou em contato com o gari Alexandre França Alves (38), o qual confirmou o fato dizendo “estávamos fazendo a coleta na Rua Visconde de Ouro Preto, quando fui pegar o lixo de uma residência e, de repente, senti uma agulhada e quando fui ver era uma seringa que estava sem a devida proteção”. Questionado se o lixo poderia ser de alguma empresa médica ele respondeu que “não, era de uma residência”.

A forma correta de se fazer o descarte das seringas (Arte: 97NEWS)

Então, o incidente é grave, pois seringas são materiais que entram na qualificação de lixo hospitalar e deveriam ter um descarte especial, diferenciado da coleta normal, já que envolve sangues e pode ser um risco muito alto de se contrair infecções graves, dependendo do caso, então elas deveriam primeiramente ser devidamente acondicionadas em garrafas pet e, em seguida, serem levadas à unidade de saúde mais próxima, como no gráfico acima. Alexandre relatou que, devido ao ferimento, ele foi para Vitória da Conquista receber o devido tratamento, inclusive com a ministração de medicamentos caros, já que existia mesmo o risco de infecções. Ele, que está se recuperando em casa, aproveitou para reiterar o alerta à população para que ao fazer o descarte das seringas e materiais cortantes, que o façam dentro de uma garrafa pet, que é um processo bem simples e que evita acidentes como esse. Fica aqui então o alerta à toda a população brumadense para que se tomem as medidas nesse sentido, pois a integridade física e, por que não dizer, a vida dos garis corri riscos se não houver essa mudança de postura ao se colocar o lixo das residências para a coleta.