Violência doméstica e assaltos a transeuntes dominam as ligações ao CICOM em Brumado

Com pouco mais de 4 meses em funcionamento, o CICOM de Brumado já obteve resultados muito satisfatórios (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Implantado em setembro de 2018, o CICOM, após um ano de implantado foi inaugurado entrando imediatamente em operação. Se firmando logo como um divisor de águas para o setor de segurança pública não só de Brumado, mas também dos 23 municípios atendidos. Contribuindo de forma muito positiva para o combate à criminalidade, ao tráfico de drogas e a toda ação policial, o CICOM está sob o comando da competente major Leila Santos, a qual tem um histórico muito positivo de anos de ótimos serviços prestados à Polícia Militar. Em contato com a referida coordenadora ela citou um dado que vem expressar uma forte realidade da página policial em Brumado que são as principais ocorrências que vêm dominando a cena criminosa na cidade, as quais são centradas em duas vertentes que são os assaltos a transeuntes e a violência doméstica. 

A major Leila Santos recebendo o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa e o prefeito Eduardo Vasconcelos no momento da inauguração do CICOM (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo ela o número de telefonemas comunicado assaltos principalmente a celulares vêm tendo uma incidência muito alta, mas, devido à celeridade do sistema, com o emprego certo das câmeras de monitoramento, as abordagens e prisões vêm sendo bem efetivas. Já na questão da violência doméstica a situação é mais preocupante, pois os casos são bem mais complicados e envolvem questões muito mais complexas. Um dos dados preocupantes, que, inclusive, acompanham a tendência nacional, é a violência praticada contra à mulher, principalmente nos finais de semana. Questionada se está existindo um aumento dos casos, a coordenadora respondeu que “eu creio que não, é que hoje as mulheres perderam o medo de denunciar, o que dá uma sensação de aumento”. Por fim ele fez um apelo para que não se passe trotes para o CICOM, pois além de poder fazer com que os autores sejam penalizados, pois com os avanços tecnológicos é bem mais fácil fazer a identificação, se prejudica a sociedade como um todo, pois a viatura pode estar sendo realmente requisitada para uma ação importante, mas acaba indo verificar um fato inexistente que foi provocado por um trote.