Insatisfeitos com as medidas tomadas pelo governador Rui Costa, policiais civis da Bahia devem paralisar atividades a partir de hoje (11)

Os policiais civis da Bahia ficaram insatisfeitos com as mudanças propostas pelo governo Rui Costa (Foto: 97NEWS Conteúdo)

A reforma administrativa que é pretendida pelo governador Rui Costa, a qual já foi enviada para apreciação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vem gerando uma série de protestos por parte do funcionalismo público estadual. Entre os mais insatisfeitos estão os policiais civis do estado, os quais já acertaram uma manifestação e o a possível paralisação para a tarde desta terça-feira (11). O movimento pretende conquistar outras categorias do funcionalismo público para ganhar mais robustez. Entre os itens da reforma que geraram repulsa dos policiais estão o aumento da alíquota previdenciária de 12% para 14%, a extinção dos 590 cargos das coordenações de plantão da Polícia Civil e a diminuição do custeio que o Estado tem com o Planserv de 4% para 2%. Na última quinta-feira (6), os sindicalistas entregaram um Termo de Acordo ao líder do governo na Casa, o deputado estadual Zé Neto (PT), com uma proposta de contrapartida, caso o governo estadual não recue em relação à reforma administrativa. O documento solicita como compensação para todas as categorias o aumento do auxílio-alimentação de R$9 para R$20; a implementação do programa habitacional através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano( SDU) e a redução da contribuição previdenciária dos inativos e pensionistas. Nossa equipe está tentando contato com a coordenação da Polícia Civil de Brumado para saber se os policiais civis lotados na 20ª Coorpin irão aderir ou não ao movimento.