Alerta: Em inspeção da ADAB, animal vindo de Dom Basílio para o Mafrirb tem laudo comprovado de tuberculose bovina

O laudo condenou o animal ao confirmar a presença de tuberculose bovina (Foto: 97NEWS)

Além dos riscos do abate clandestino e da posterior comercialização e consumo da carne e derivados que representam um risco à saúde pública, a ADAB em Brumado e região vem intensificando as suas ações de prevenção e combate nesse sentido. Neste contexto o Mafrirb – Matadouro e Frigorífico Regional de Brumado exerce um papel fundamental, pois além de garantir o abate fiscalizado, também permite os exames e laudos de inspeção da qualidade do rebanho, que vem de toda a região. Nesta segunda-feira (15), durante a rotina de inspeção foi constatado (clique), por meio de um laudo de condenação, que um animal, fêmea, oriundo de Dom Basílio, o qual teve a confirmação de tuberculose bovina, que pode, caso haja o consumo da carne e do leite do animal contaminado, ser transmitido para os humanos. Em contato com o médico veterinário do órgão, Clemente Fernandes Alves, ele voltou a alertar que a falta de vacinação por parte dos pecuaristas da região pode provocar várias doenças em seus rebanhos, o que coloca a vida dos consumidores em risco. 

A ADAB vem intensificando as suas ações de inspeção da carne distribuída em Brumado e região (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

“A inspeção sanitária é uma das maiores ferramentas que temos para evitar que carnes condenadas cheguem à mesa dos consumidores de Brumado e região, então estamos intensificando cada vez mais esse tipo de ação, pois os riscos de contaminação pela falta da vacinação correta dos animais é ainda um grande desafio para a ADAB”, destacou o veterinário. Que ainda observou que “todo o cuidado é pouco, pois além do consumo da carne clandestina e de outros derivados como leite e queijos de origem duvidosa, temos os rebanhos que não foram corretamente vacinados que podem transmitir doenças graves para a população” e finalizou apelando que “então fica o nosso alerta constante, ao terem dúvida sobre a procedência desses produtos não efetuem a compra, pois assim fazendo estará se garantindo a vida”. Ainda segundo outros casos desse tipo já foram constatados em Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, o que pode até fazer com que uma força-tarefa da ADAB venha a fazer uma inspeção mais abrangente nesses locais.

O Mafrib tem um histórico muito positivo de ações na área de inspeção sanitária (Fotos: Divulgação)